Fecomercio: confiança dos empresários aponta alta na capital paulista
Índice impulsiona expectativas de investimento e expansão dos negócios
Camila Stucaluc
Apesar do cenário econômico ainda incerto, a melhora do consumo das famílias vêm deixando os comerciantes da capital paulistas mais otimistas. Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o índice de confiança dos comerciantes avançou 3,5%, passando de 118,3 pontos, em setembro, para 122,4 pontos, em outubro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dentre as variáveis que compõem o indicador, a que avalia as condições atuais (ICAEC) foi a que registrou a maior alta, (7,4%), chegando a 106,1 pontos em outubro, ante os 98,7 pontos em setembro. Já o indicador que mensura as expectativas futuras avançou 3% (152,9 pontos), enquanto a taxa de investimento subiu 0,5% de (108,3 pontos).
Com isso, a intenção dos comerciantes em expandir os negócios cresceu 3%, encerrando o mês com 122,4 pontos. O índice que mede as expectativas para contratação de funcionários, por outro lado, apresentou queda de 9,3% em outubro, atingindo 122,3 pontos.
+ Inadimplência acelera e atinge 79% das famílias brasileiras em outubro
"Frente ao cenário de endividamento das famílias, recomenda-se cautela nas ações e decisões do setor empresarial do comércio. É importante evitar novas dívidas e manter o fluxo de caixa sob controle. E, para melhor aproveitar a sazonalidade da Black Friday, a orientação é que planos e estratégias sejam traçados", diz a FecomercioSP.