Publicidade
Economia

Semana das crianças tem as maiores vendas desde 2012

Levantamento da Serasa Experian aponta que alta de 6,4% em 2022 foi bancada por peso menor da inflação

Imagem da noticia Semana das crianças tem as maiores vendas desde 2012
Semana das crianças
• Atualizado em
Publicidade

A semana imediatamente anterior ao Dia das Crianças (12.out) registrou as melhores vendas pelo comércio desde 2012. Os números são de pesquisa Serasa Experian.

Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com o levantamento, a alta foi de 6,4% quando comparado o período de 05 a 11 de outubro deste ano com o mesmo intervalo de tempo de 2021. A evolução perde apenas para o ano de 2012, quando a alta alcançada pelas compras atingiu 7,7%. Apenas no final de semana antes do dia 12 de outubro, houve aumento de 5,2%.

Na avaliação da entidade, o brasileiro com algum dinheiro a mais no bolso não hesitou em presentear os pequenos. "O recuo da inflação, principalmente sobre os preços dos combustíveis e da energia elétrica, trouxe uma redução de custos capaz de incentivar o consumo", aponta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. E com boas chances de ver os motivos que levaram à expansão agora, se repetindo outras vezes. "O comércio físico deve se fortalecer mais nos próximos meses contando, inclusive, com o período sequencial de datas comemorativas que se aproxima junto ao final do ano", diz Rabi.  

Dívidas quitadas

Entre os compromissos honrados pelos consumidores pessoas físicas no semestre, a Serasa Experian apurou que a maior parte deles reside no segmento de contas básicas como água, gás e energia (Utilities). 6 em cada 10 débitos contraídos neste setor foram recuperados em até 60 dias após o consumidor ter seu nome negativado. O percentual de quitações chegou a 64,6%, informa o Indicador de Recuperação de Crédito da instituição. Bancos e Cartões também mereceram atenção especial do consumidor em busca de botar as contas em dia. 59,7% dos recursos destes consumidores tiveram esta destinação. 

Por Regiões

O Sul do país liderou a quitação destas contas, com 58,8% de contas pagas. Em segundo lugar, a região Sudeste com 55,5%. Nordeste com 55,3%. Entre os estados, a Paraíba puxou a fila com 69,3%; o Rio Grande do Sul veio a seguir com 65,9%. 

As dívidas com até 30 dias de atraso representaram 71,5% das quitações. O valor médio das dívidas recuperadas foi de R$ 10 mil (68,4%). 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade