Uma em cada quatro famílias está inadimplente na capital paulista
Levantamento da Fecomercio também aponta para alta no endividamento, que atinge 76,9% dos lares
Camila Stucaluc
Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontou que uma em cada quatro (24,8%) famílias está inadimplente na capital paulista. A cifra corresponde a quase 1 milhão de lares com dívidas em atraso, um novo recorde para a série histórica da pesquisa, que teve início em 2010.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além da inadimplência, o que também cresceu foi o endividamento, atingindo 76,9% dos lares paulistanos. Em números absolutos, 3,09 milhões de famílias estão endividadas - um crescimento de 331 mil em um ano -, sendo que os principais débitos estão concentrados nos cartões de crédito (85,8%) e nos carnês (15,8%).
Quando avaliado o cenário das faixas de renda, os lares que recebem até dez salários mínimos são os que mais sofrem os impactos. As taxas de endividamento e inadimplência atingiram 79,7% e 30,1%, respectivamente, nos grupos, enquanto as famílias com rendimentos superiores têm 68,7% de dívidas e 11,2% estão inadimplentes.
+ Inflação ao produtor nos Estados Unidos vem acima das expectativas
Para a FecomercioSP, apesar da inflação e do emprego apresentarem cenários positivos, o endividamento da população ainda reduz a expectativa em relação ao comércio. Isso porque grande parte dos recursos do Auxílio Brasil e do 13º salário deverão ser destinado a pagamento de dívidas em atraso, antes de usufruída em novas compras.