Mesmo com alta dos fertilizantes, agro terá lucro com alimentos
Instituição financeira internacional mostra margens de mais de 50% sobre os custos operacionais
Pablo Valler
Apesar dos fatores que encarecem o custo de produção da agropecuária, analistas do mercado de grãos do Rabobank garantem que o segmento não deverá ter prejuízos. Ao contrário, produtores rurais que trabalham com soja e milho devem ter margens operacionais elevadas na próxima safra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ciclo de produção que começa em agosto, segundo a instituição financeira, deve ficar 86% mais caro no caso da soja e 93% com o milho. Muito por conta dos fertilizantes. O Brasil importa 85% do que utiliza e boa parte vem da Rússia. Entretanto, a margem sobre os custos operacionais foi estimada em 56% para a soja e em 55% para o milho.
Na safra passada, o Rabobank calculou que a margem sobre os custos operacionais foi de 64% com a soja. Na média das últimas cinco temporadas, os números mostram 46%. Com o milho, a margem foi de 56%. Nos últimos cinco anos, de 17%. Os analistas lembram que entre os custos operacionais considerados estão as sementes, os fertilizantes e os defensivos. Transações financeiras e arrendamentos não estão na conta.