Assim como outras modalidades, eSports sofre problema de calendário
Questão foi levantada por advogado durante debate no evento Jurisports
O cenário mundial do chamado esporte eletrônico tem problemas relacionados ao calendário. Muitas competições em modalidades como League of Legends (Lol) e Counter-Strike (CS) podem impactar na organização de clubes e atletas, inclusive no Brasil. Esse ponto foi levantado pelo advogado Nicholas Bocchi durante debate realizado na tarde desta 4ª feira (18.mai) pelo Jurisports, evento que ocorre em Brasília.
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Ex-atleta e apresentado como especialista em esportes eletrônicos, Bocchi observou que as duas das maiores produtoras do meio agem de forma distinta em relação à organização de competições. A Riot Games, do Lol, controla todas as competições do jogo. Responsável pela linha CS, a Valve Corporation limita-se a licenciar o nome do game para que outras empresas organizem competições.
De acordo com ele, essa diferença reforça que é preciso definir pontos sobre a aplicação do Direito esportivo no eSports. "Independentemente de ser considerado esporte ou não, o esporte eletrônico tem muita similaridade com as outras modalidades", declarou. Nesse sentido, ele destacou a necessidade de se ter normas - nacionais e internacionais - em questões como regras, competições oficiais, atletas federados e negociação de direitos de transmissão, por exemplo.
No Jurisports, Nicholas Bocchi participou de debate ao lado da advogada Juliana Avezum. O painel foi moderado por Nogueira Barros, advogado e membro da Associação Nacional de Direito Esportivo (ANDD).