Volume de vendas no Dia das Mães deve ter queda de 1,8%, diz CNC
Ramo de vestuário, calçados e acessórios segue liderando compras para o período
O Dia das Mães de 2022 deve ser mais fraco para o varejo na comparação com o ano passado. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio varejista voltado para a data deverá atingir R$ 14,42 bilhões, 1,8% abaixo da movimentação financeira real observada em 2021.
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O ramo de vestuário, calçados e acessórios, que costuma responder pela maior fatia das vendas, deve seguir liderando este ano, com previsão de faturamento de R$ 6,69 bilhões, um avanço de 1,4% em relação ao registrado no ano passado. Por outro lado, os segmentos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 2,33 bilhões) e móveis e eletrodomésticos (R$ 2,29 bilhões) devem apresentar quedas expressivas, de 9,3% e 9,5%, respectivamente.
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Apesar da queda, o resultado de 2022 deve ser melhor do que o registrado em 2020 (R$ 8,82 bilhões), período auge das restrições sanitárias devido à pandemia de covid-19. "A flexibilização dessas medidas e a retomada do fluxo de consumidores permitiram que, no ano passado, o varejo registrasse o maior volume de vendas em seis anos. Em 2022, a situação econômica do país deve afetar um pouco o fôlego das vendas, mas seguimos no caminho da retomada", pontua o presidente da CNC, José Roberto Tadros.