Publicidade
Economia

Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz de maio

Agência afirma que condições de geração de energia no país são favoráveis

Imagem da noticia Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz de maio
conta de luz
• Atualizado em
Publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta 6ª feira (29.abr) que a bandeira tarifária do mês de maio será verde, ou seja, sem cobrança extra na tarifa, por conta das condições favoráveis de geração de energia no país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na última 3ª feira (26.abr), porém, a Aneel aprovou o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de 2022 com reajuste de 34,2% em relação ao ano anterior, o que pode elevar em até 4,65% o preço da conta de luz.

Segundo a entidade, o aumento de despesas foi relacionado aos descontos tarifários na transmissão; à tarifa social; ao reembolso de subsídios do carvão mineral e à Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Do total orçado, o consumidor vai pagar R$ 30,2 bilhões, alta de 54,8% em relação a 2021 (R$ 19,581 bilhões). 

Pelas contas da Aneel, o valor previsto representa um impacto de 4,65% nas tarifas de luz das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto os moradores do Norte e Nordeste devem presenciar 2,41% de aumento. Na média nacional, a alta da cobrança é de 3,39%.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade