FGV aponta crescimento de 0,6% na atividade econômica em fevereiro
No primeiro bimestre, o Produto Interno Bruto somou mais de R$ 1,33 trilhão

SBT News
Um levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta 2ª feira (25.abr), apontou para o crescimento de 0,6% na atividade econômica em fevereiro, em relação ao mês anterior. Segundo os dados, na comparação interanual, a economia cresceu 1,2% em fevereiro e 1,7% no trimestre móvel findo em fevereiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O consumo das famílias cresceu 2,1% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou alta de 0,4% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.
No geral, o desempenho da atividade econômica foi influenciado pelo setor de serviços (2,1%), que segue com variação interanual acima da observada na agropecuária e na indústria, em praticamente todos os meses, desde meados do ano passado. Mesmo considerando a variação em fevereiro, frente a janeiro, o desempenho do setor também foi de crescimento.
Em termos monetários, estima-se que o acumulado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro bimestre de 2022, em valores correntes, foi de mais de R$ 1,33 trilhão. O resultado, no entanto, pode ser prejudicado por outros elementos, como explica Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.
"Embora os resultados mostrem o setor de serviços como fundamental para o desempenho da economia no início deste ano, o combo inflação, juros e desemprego elevados podem prejudicar a sustentação do crescimento da atividade de serviços no decorrer do ano e, consequentemente, do próprio PIB", afirmou.

Exportação
A exportação apresentou crescimento de 12,5% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. O principal responsável por esse crescimento foram as exportações de produtos agropecuários. Em contrapartida, apenas as exportações de produtos da extrativa mineral apresentaram retração, nesta comparação.
Importação
A importação apresentou retração de 2,1% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. O desempenho de bens de capital e bens intermediários, que caíram -20,1% e -5,7%, foram os que mais influenciaram na retração das importações. Além deles, a importação de produtos agropecuários também recuou -17,8%.
Taxa de Investimento
Observa-se que a taxa de investimento em fevereiro de 2022 foi de 19,9%, na série a valores correntes. Este resultado apresenta uma taxa de investimento acima da taxa de investimento média mensal considerando o período desde 2000 e acima da taxa de investimento média considerando o período desde janeiro de 2015.
Leia também
+ INSS inicia pagamentos do 13º salário a partir desta 2ª feira
+ Preço dos alimentos tem alta recorde em março, aponta pesquisa
+ Guerra na Ucrânia encolhe perspectivas econômicas mundiais, diz FMI