Em 3 anos, Procon-SP registra alta de 653% em reclamações de compra online
Principais demandas são referentes ao atraso ou não entrega do produto
As reclamações relacionadas a compras online registradas no Procon-SP apresentaram uma elevação expressiva após o início da pandemia de covid-19. De acordo com um levantamento feito pela entidade, o número de queixas saltou de 44.791, no segundo semestre de 2019, para 337.092, no mesmo período em 2021, um aumento de 653%.
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No geral, o ano de 2019 contabilizou 78 mil reclamações, passando para mais de 300 mil em 2020 e quase 500 mil em 2021. Apenas até março deste ano, o Procon-SP já registrou 128 mil queixas sobre compras online. As principais demandas são referentes ao atraso ou não entrega do produto, seguido de problemas com cobrança. Também há relatos de vendas feitas por sites falsos ou perfis de redes sociais falsos.
"Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual, inclusive, não estavam organizados para fazer o atendimento de call center de forma virtual, demanda que acabou migrando para o Procon-SP", explica Guilherme Farid, diretor executivo da entidade.
Como medida de proteção ao consumidor, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas.
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A recomendação é que os consumidores realizem as compras através das empresas que estão cadastradas no sistema, uma vez que as companhias disponibilizaram os dados ao órgão de defesa e assinaram o cadastro com o certificado digital. O selo pode ser conferido tanto nas lojas presenciais quanto virtuais.