Publicidade
Economia

Brasil tem maior fábrica de alimentos dos Emirados Árabes

Exportações brasileiras de carne e frango a Abu Dhabi chegam a cerca de 4 milhões de toneladas por ano

Imagem da noticia Brasil tem maior fábrica de alimentos dos Emirados Árabes
Carne cortada em pedaços ao lado de recipiente com farofa, sobre bandeja
• Atualizado em
Publicidade

Dubai - Orar pelo animal enquanto a carne é cortada de forma precisa e sem sofrimento. Agradecer por estar transformando-o em alimento. Esses são dois preceitos do Alcorão que são respeitados pelos muçulmanos e aplicados no caso de alimentos produzidos no "sistema Halal", que quer dizer lícito. Esse sistema exige que o criador faça o manuseio dos animais sem causar ferimentos e hematomas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Uma das maiores companhias de alimento do mundo, a BRF Global entende essa como uma exigência que garante a pureza do produto. O Brasil é o principal fornecedor de carne para o sistema Halal do Oriente Médio. Cerca de 4 milhões de toneladas de frango e de carne congelada desembarcam, ao longo do ano, num dos portos de Abu Dhabi. A mercadoria é levada até a sede da Sadia na mesma capital, a 15 km do porto.

A fábrica, que opera desde 2014 com a produção de hambúrgueres e embutidos, garante alimento para milhares de famílias do país árabe, com 65 produtos. Em visita à fábrica em Abu Dabhi, nesta 5ª feira (17.fev), o gerente da empresa mostrou à reportagem como funciona a produção. Para Giovani Pelizza, o objetivo é  expandir ainda mais os negócios. "Temos potencial para avançar ainda mais, pois uma em cada quatro pessoas no mundo são muçulmanas", explica.

Hambúrgueres produzidos pela Sadia em Abu Dabhi (Alessandra Bergmann/SBT News)
Hambúrgueres produzidos pela Sadia em Abu Dabhi

A BRF é uma das cinco empresas de alimentação com sede no Brasil que mais exportam para o Oriente Médio. Com esse mercado crescente e também a abertura do oriente médio para empresas do Brasil, a chefe de operações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Karen Jones, disse que a agência auxilia bastante companhias brasileiras nos Emirados Árabes e pelo mundo: "estamos ajudando na qualificação dessas empresas para exportar, ajudando para que as empresas possam entender onde estão as oportunidades e também para os seus produtos. Além disso, ajudamos na forma de essas empresas alimentícias acessarem esse mercado aqui".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade