Black Friday: aproveite as promoções de hoje sem cair em golpes
Fernando Capez, do Procon-SP, diz que melhor maneira de se proteger é verificar se empresa existe
SBT News
No último dia de Live do Consumidor SBT News, nesta 6ª feira (26.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o diretor executivo do Procon do Estado de São Paulo, Fernando Capez. Aproveitando que hoje é dia das promoções da Black Friday, o especialista traz dicas valiosas para os consumidores aproveitarem as promoções sem cair em golpes.
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Sobre as denúncias recebidas pelo Procon-SP, Capez relembrou as 2 milhões de reclamações no comércio eletrônico desde o ínicio da pandemia do coronavírus. Decorrente disso, o consumidor brasileiro começou a comprar muito pela internet. Em relação as principais reclamações, o diretor alertou: "cuidados com site falsos e maquiados, eles são cópias perfeitas de sites conhecidos com formatação falsa."
Produtos de vestuário e eletrônicos são os campeões de vendas e proporcionalmente com maiores reclamações, informou o especialista. Outros problemas relatados por Fernando são links enviados por e-mail ou sms. Na visão dele é melhor você tomar a inicativa de procurar os sites e as lojas "não reaja a links enviado a vocês porque normalmente são links falsos que servem para introduzir um vírus no seu aparelho".
Quando questionado sobre a melhor maneira de se proteger, o especialista solicitou que verifiquem a reputação da empresa e se ela existe. "Entra no site procon-sp para checar a relação de umas 150 empresas, que já deram problema, algumas picaretas e criminosas ou outras que existem, mas não respeitam o consumidor com pós venda ruim", complementou ele.
Caso deseje comprar produtos do exterior, Fernando advertiu que e difícil recuperar o prejuízo de uma empresa no exterior. Além disso, falou que o procon não alcança empresas que tem sede fora do brasil. O mercado livre é uma das empresas com sede no país, "se compremeteu a reembolsar consumidor que receber com atraso e reclamar. Vai tirar da sua plataforma pordutos ilícitos ou falsificados" relatou o diretor sobre o acordo da empresa com o Procon.
Para Capez, é importante pesquisar para saber qual é o melhor preço. "Até o momento final da sua compra não deixa de pesquisar, vai olhando e comparando os preços e a questão do desconto maquiado não da para ficar acompanhando para ver se o desconto é falso, o que interessa é o preço global e o final " assegurou o especialista.
O direitos dos consumidores é algo que preocupa muito aqueles que saem para fazer suas compras. Sobre o código do consumidor, "ele é claro, o consumidor tem direito a cortesia, a ser tratado com distinção e respeito e quem não quer participar disso que saia do comércio" afirmou Fernando. Ainda relacionado aos direitos, ele trouxe informações sobre o direito de arrependimento "é só para compras as distâncias e onlines que é de 7 dias, fornecedor que não troca produto e que trata mal cliente está numa lista de mau fornecedor." O diretor também esclareceu que os consumidores devem se atentar as empresas que não fazem trocas.
Mesmo que seja black friday, Capez enunciou que os direitos são os mesmos "se ele receber um produto com defeito ou com atraso, ele tem três opções : pedir o dinheiro, pedir um desconto, pedir outro produto." Nos momentos finais, ele propõe que uma listinha de prioridades seja feita para evitar consumismo. "Entra no site Procon-sp na aba black friday e faça sua reclamação, o melhor é prevenir tomar cuidado para não ter que reclamar" finalizou ele.