Bolsas globais operam em forte baixa após nova variante de covid-19
Pela manhã, ações de companhias aéreas e petróleo sofreram baixa superior a 4%
Os mercados globais exibiram queda considerável na manhã desta 6ª feira (26.nov) devido a descoberta da nova variante da covid-19. A cepa, localizada na África do Sul, resultou no recuo de 2,78% do índice pan-europeu Stoxx 600, a 468,31 pontos, e na queda de 2,7% da Bolsa de Hong Kong 2,7%, enquanto Tóquio cedeu 2,5%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com o possível aumento de restrições nos países, as ações de companhias aéreas sofreram fortes baixas no mercado europeu. Há pouco, Deutsche Lufthansa recuava 10,12% em Frankfurt, Ryanair caía 8,00% em Londres e Air France-KLM, 8,47% em Paris. O petróleo também foi prejudicado, exibindo forte queda com a cautela sobre a demanda. Às 6h54 desta manhã, a ação da BP recuava 6,18% em Londres, Eni tinha baixa de 4,8% em Milão e Repsol cedia 5,99% em Madri.
A nova variante, batizada de B.1.1529, está se espalhando rapidamente pela África do Sul e também já foi detectada em Botswana, Hong Kong e Israel. Segundo o ministro da Saúde da África do Sul, Sajid Javid, há suspeita de que a cepa seja mais transmissível que a Delta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve realizar uma reunião ainda hoje para avaliar a nova cepa. O temor é que a variante afete a recuperação econômica global.
+ Nova variante: Europa vai interromper voos oriundos do sul da África
Na noite de ontem (25.nov), o governo do Reino Unido anunciou a suspensão de voos de seis países africanos devido ao avanço do vírus no continente. São eles: África do Sul, Botsuana, Lesoto, Essuatíni, Zimbábue ou Namíbia.