Black Friday: diretor do Reclame Aqui traz dicas para comprar bem
Desconfiar nunca é demais:"e-commerce e marketplace são campeões de reclamação", diz Felipe Paniago

SBT News
No segundo dia da Live do Consumidor do SBT News, desta 4ª feira (24.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o diretor de marketing e CMO do Reclame Aqui, Felipe Paniago. O portal Reclame Aqui é um porta voz para o consumidor brasileiro, um site de reclamação contra empresas sobre venda, compra, atendimento, produtos e serviço. Visando ajudar a defesa do consumidor perante as promoções da Black Friday, Felipe Pagiano trouxe dicas e informações para uma boa compra na data.
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Compartilhando da mesma opinião do diretor execeutivo do Procon-SP, Paniago também acredita que devemos olhar a Black Friday com uma certa desconfiança. Para ele, existe uma evolução da data que foi até conhecida como "black fraude" e o consumidor acabou evoluindo: "está tomando mais cuidado, pesquisando preço antes da data". Mesmo assim, o diretor de marketing diz que existem muitas reivindicações " o e-commerce e marketplace são campeões de reclamação".
Felipe citou duas fases de reclamação: "no momento da compra é a propaganda enganosa, a maquiagem de preço e o problema para finalizar na compra, está no carrinho e do nada o produto desparece ou está com preço divergente. Após a Black Friday, ele comentou que outra contestação dos consumidores brasileiros é o atraso da entrega dos produtos. O diretor de marketing pediu para sempre olharem o prazo de entrega dos produtos, principalmente se for alimento tem que ter cuidado redobrado.
Em relação aos produtos mais consumidos, o CMO relatou que os brasileiros consomem mais eletrônicos, produtos como: celular, notebook e televisão. Quando for realizar a compra, Paniago alertou para que os consumidores se atentem aos seus direitos. " Reclame caso você se sinta lesado " frisou ele.
Quando questionado sobre compras com segurança, Felipe solicitou que pesquisem a reputação de uma loja antes de comprar "não é hora de novas experiências". Se a compra for online, o diretor de marketing sugere que tirem um print da tela que está comprando, porque caso tenha uma divergência de valores vai valer o menor preço se a loja for séria. Além de ficar atento ao frete e ao prazo de entrega e caso tenha um problema sempre reclame via sac, via reclame aqui.
Na visão de Paniago, os empresário estão mais preocupado com a visão da empresa na internet e estão investindo em ter um bom atendimento. Ele conta ainda sobre como o consumidor avalia as empresas: "Se você teve um problema e ela resolve de maneira facil, você fica muito mais fiel a essa empresa".
As útimas dicas dadas por ele para uma boa compra são "olhar o preço, pesquisar a reputação da loja, ficar de olho no prazo da entrega se for online e se precisar reclame"!