Aneel aprova reajuste nas tarifas de luz em Goiás, São Paulo e DF
Aumento prevê cobrir investimentos das empresas e despesas reconhecidas; reajuste pode chegar até 16%
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento da tarifa de energia em três unidades da federação: Goiás, São Paulo e Distrito Federal. A medida entra em vigor a partir desta 6ª feira (22.out) e deve atingir oito milhões de consumidores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As recomposições estão previstas nos contratos de concessão e têm por objetivo, segundo a entidade, cobrir os investimentos das empresas e as despesas reconhecidas pela Aneel. Além disso, a companhia ressalta que os reajustes são resultado dos custos adicionais causados pela escassez hídrica, inflação e variação do dólar.
Em Goiás, a empresa Enel Distribuição teve autorização para reajustar em 16% o valor da energia para residências e 14% para indústrias de alta tensão. No Distrito Federal, a Neoenergia pode aumentar a tarifa em até 11% para as residências da capital federal e em 9% para as indústrias de alta tensão. Os reajustes devem entrar em vigor a partir de hoje.
+ Dólar volta a subir e abre a R$ 5,70, após saída de secretários da Economia
No caso de São Paulo, a Aneel autorizou o reajuste da tarifa das empresas EDP e CPFL Piratininga. O novo valor passa a vigorar a partir de sábado (23.out) com aumento de 16% para as residências e 4% para indústrias de alta-tensão. As duas empresas juntas atendem quase 4 milhões de consumidores.