Publicidade
Economia

Paulo Guedes liga para expoentes do mercado e defende Renda Cidadã

Usando seu próprio celular, ministro da Economia tenta explicar que não se trata de burla ao teto de gastos

Imagem da noticia Paulo Guedes liga para expoentes do mercado e defende Renda Cidadã
Paulo Guedes liga para expoentes do mercado e defende Renda Cidadã
• Atualizado em
Publicidade

O ministro Paulo Guedes. Foto: Dida Sampaio/Agência Estado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou a tarde desta 2ª feira (28.set) colado no celular, falando com expoentes do mercado financeiro e pessoas-chave da República críticas ao programa Renda Cidadã. Guedes tenta conter a reação negativa causada após o anúncio de hoje, que prevê limitar o pagamento de precatórios e retirar dinheiro do Fundeb para bancar a substituição e ampliação do que hoje é o Bolsa-Família. A proposta foi criticada por ser vista como uma burla ao teto de gastos.

O projeto não é de Guedes; é do Senado Federal. Aliás, todas as ideias formuladas por seu ministério para bancar o programa já foram rechaçadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Embora não fosse a saída desejada pelo ministro da Economia, ele foi escalado para defender a proposta, especialmente após a reação do mercado: a bolsa de valores caiu e o dólar subiu após o anúncio.

Embora esteja defendendo a proposta do governo, Guedes volta a dizer a interlocutores que, se o governo pressionar demais e optar por uma política econômica diversa da sua, ele pedirá para sair. Esse tipo de recado não é novidade. Em outros momentos, o "posto Ipiranga" de Bolsonaro já se manifestou dessa mesma maneira.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade