Publicidade
Economia

Serviços têm maior queda da série histórica em abril, segundo IBGE

Entre os estados, apenas Mato Grosso apresentou crescimento do setor, na comparação com o mês de março

Imagem da noticia Serviços têm maior queda da série histórica em abril, segundo IBGE
Serviços têm maior queda da série histórica em abril, segundo IBGE
• Atualizado em
Publicidade
O isolamento social adotado para combater o avanço do novo coronavírus contribuiu para uma queda de 11,7% no volume de serviços no Brasil, em abril deste ano, na comparação com o mês anterior. O resultado é o pior da série histórica, iniciada em 2011, e consta na nova edição da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta quarta-feira (17).

Segundo a pesquisa, as cinco áreas que compõem o setor de serviços do país recuaram na passagem de março para abril, com destaque nas de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-17,8%), e serviços prestados às famílias (-44,1%). Ao comparar com o mesmo período de 2019, ocorreu mais um recorde negativo, com uma queda de 17,2% no volume total, que só não foi sustentada pela área de outros serviços (+1,0%).

+ IBGE: Vendas no comércio varejista têm maior queda desde 2000

Tanto na comparação mensal como na anual, 25 estados e o Distrito Federal apresentaram quedas no volume de serviços em abril de 2020. Mato Grosso (+9,0%) foi o único a crescer em relação a março, enquanto que apenas Rondônia (+3,1%) subiu em relação a abril do ano passado.

O levantamento do IBGE mostra ainda que o índice de atividades turísticas caiu 54,5% na passagem do terceiro para o quarto mês deste ano, caracterizando a retração mais intensa na série histórica. Em comparação com o mesmo período de 2019, a queda foi de 67,3%.
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade