Publicidade
Cultura

Polícia Federal recupera obras raras furtadas de museu no Pará em 2008

60 livros raros desapareceram do acervo do Emílio Goeldi, que tem mais de 350 mil obras sobre a história da Amazônia

Imagem da noticia Polícia Federal recupera obras raras furtadas de museu no Pará em 2008
Publicidade

A Polícia Federal recuperou cinco de 60 obras raras que foram furtadas do acervo do museu Emílio Goeldi, no Pará, em 2008.

A ação mais recente dos policias aconteceu na quarta-feira (1º), em Londres, onde um livro do alemão Johann Baptist von Spix sobre espécies de macacos e morcegos brasileiros, publicado em 1823, foi recuperado em em cooperação com a Scotland Yard.

Foi a segunda obra encontrada na capital da Inglaterra desde o ano dos desaparecimentos, quando a operação da Polícia Federal começou. Em 2011, três funcionários do Emílio Goeldi foram denunciados por suspeita de facilitar o crime.

Ao todo, há mais de 350 mil livros e revistas sobre a história da Amazônia no acervo do museu. Cerca de quatro mil desses títulos são raros e ficam em um espaço restrito no local.

Desde que 60 deles desapareceram, a equipe do Emílio Goeldi colocou livros "normais" no lugar dos raros, segundo a curadora da coleção, Berenice Bacelar.

Após a ação da Polícia Federal, "o vazio que estava na estante está se recompondo", segundo Bacelar. "Esperamos que todos voltem", disse a curadora.

Publicidade

Assuntos relacionados

Pará
Polícia Federal
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade