Oscar 2025: entenda como funciona a escolha dos vencedores
Votação para todas as categorias se encerra nesta terça-feira (18), com a cerimônia marcada para o dia 2 de março

Ana Beatriz de Paula
O Oscar 2025 acontecerá no dia 2 de março, e a expectativa dos brasileiros está em alta com a possibilidade de Fernanda Torres conquistar a tão sonhada estatueta. O prazo para que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas registrem suas escolhas termina nesta terça-feira (18), às 22h. Durante toda a semana, os 10 mil jurados tiveram a oportunidade de votar em seus favoritos em todas as categorias.
+ Oscar 2025: veja lista completa de indicados
Até a última edição da premiação, os membros da Academia tinham direito de escolha apenas dentro de sua área de especialidade. Agora, todos os jurados passaram a votar em todas as categorias. O que pode trazer uma mudança significante no resultado.
A regra não se aplica nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Nesse caso, os eleitores classificam cada longa em uma ordem de preferência, de 1 a 10. Para levar a estatueta para casa, o filme precisa receber 50% dos votos em primeiro lugar. Caso nenhuma obra conquiste essa porcentagem, a película com menos votos é eliminada e os votos são redistribuídos, até que uma produção conquiste a maioria.
+ Maratona Oscar 2025: veja onde assistir aos filmes indicados
A cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar será no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood. O Brasil foi mencionado três vezes ao Oscar 2025. O filme "Ainda Estou Aqui", do diretor Walter Salles, recebeu a indicação de Melhor Filme -a mais importante da premiação- e de Melhor Filme Internacional. Já a atriz Fernanda Torres vai concorrer a Melhor Atriz, por seu papel como a advogada e ativista dos direitos humanos Eunice Paiva, também do filme "Ainda Estou Aqui".