Cultura

Barbie anuncia lançamento de sua primeira boneca com autismo

Nova Barbie Fashionistas foi desenvolvida com apoio de especialistas e chega ao Brasil em julho

Imagem da noticia Barbie anuncia lançamento de sua primeira boneca com autismo
Barbie com TEA incorpora detalhes desenvolvidos a partir de experiências reais da comunidade autista | Divulgação

A empresa Mattel anunciou nesta segunda-feira (12) a primeira boneca Barbie com transtorno do espectro autista (TEA). A novidade integra a linha Barbie Fashionistas e foi criada para ampliar a representatividade de pessoas autistas no universo dos brinquedos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O desenvolvimento da boneca levou mais de 18 meses de estudos e pesquisas, em colaboração com a Autistic Self Advocacy Network (ASAN), organização sem fins lucrativos liderada por e para pessoas autistas. O objetivo foi garantir uma representação autêntica e positiva da comunidade.

Boneca traz detalhes inspirados em experiências reais

A nova Barbie com TEA incorpora detalhes desenvolvidos a partir de experiências reais da comunidade autista. Cada elemento da boneca foi planejado para promover identificação, conforto e funcionalidade.

A boneca tem articulações nos cotovelos e pulsos, permitindo movimentos como a autoestimulação e o agitar das mãos, comportamentos usados por muitas pessoas autistas para processar estímulos sensoriais ou expressar emoções como alegria.

O olhar levemente deslocado para o lado reflete o fato de que algumas pessoas no espectro evitam contato visual direto, uma característica comum e legítima da comunicação autista.

“É fundamental que os jovens autistas vejam representações autênticas de si mesmos. A parceria com a Barbie nos permitiu compartilhar insights reais para garantir que a boneca celebre a comunidade, incluindo as ferramentas que nos ajudam a ser independentes", diz Colin Killick, diretor executivo da ASAN.

A linha Barbie Fashionistas já reúne mais de 175 versões diferentes da boneca, com diversidade de tons de pele, tipos de cabelo, corpos, estilos e condições, incluindo modelos com diabetes tipo 1, deficiência visual, Síndrome de Down e aparelhos auditivos.

A nova Barbie com TEA chega ao Brasil a partir de julho, nas principais lojas de brinquedos e varejistas do país.

Assuntos relacionados

Barbie
Autismo

Últimas Notícias