Palácio do Planalto é manchado com tinta vermelha; autor é preso
A mancha já foi retirada da rampa e o responsável arcará com medidas legais cabíveis ao caso
SBT News
+ Carlos Wizard deixa cargo de conselheiro do Ministério da Saúde
Ainda segundo a nota do GSI, "o responsável pelo ato de vandalismo foi entregue às autoridades policiais, para adoção de medidas cabíveis." A tinta na rampa do prédio também já foi limpa. A nota ainda enfatiza que o "Palácio do Planalto" é um bem público, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)". Lá, funcionam a base do poder executivo, contendo o gabinete presidencial, atualmente ocupado por Jair Bolsonaro.
A Secretaria de Comunicação Social não se manifestou sobre o caso até a publicação desta matéria.
Confira nota do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na íntegra:
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informa que, na manhã desta segunda-feira (8), o Palácio do Planalto foi vítima de um ato de vandalismo, quando um indivíduo lançou tinta na rampa do prédio.
O Palácio do Planalto é um bem público, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o órgão, constituem patrimônio histórico elementos `cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico`.
Após ser detido pela equipe de segurança do Planalto, o responsável pelo ato foi entregue às autoridades policiais, para adoção das medidas legais cabíveis. O material jogado sobre a rampa já foi removido.
atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social do GSI
Brasília, DF, 08 de junho de 2020