Publicidade
Jornalismo

Homens podem ser os principais transmissores do coronavírus, diz estudo

Na maioria dos 2.048 casais analisados, eles foram os primeiros ou os únicos a ter a covid

Imagem da noticia Homens podem ser os principais transmissores do coronavírus, diz estudo
Profissional da saúde insere swab no nariz de um homem para coletar amostra a ser usada em teste para covid (Adélcio Ramos/Prefeitura de Contagem)
• Atualizado em
Publicidade

Os homens são mais suscetíveis a ter quadros graves de covid-19 e podem ser os principais transmissores do novo coronavírus, e não as mulheres, segundo um estudo publicado na 3ª feira (26.ago) na plataforma para artigos científicos medRxiv. O trabalho foi conduzido por pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL), da Universidade de São Paulo (USP), e ainda não passou por revisão por pares.

Ainda de acordo com os resultados, pessoas do sexo masculino apresentam probabilidade maior de morrer vítima do Sars-CoV-2 e correspondem à maioria daquelas infectadas primeiro. Para checar às conclusões, os pesquisadores coletaram -- entre julho de 2020 e julho de 2021 -- dados por meio de e-mails e questionários de 2.048 casais em que ao menos um indivíduo contraiu a covid-19, foi diagnosticado com a doença e apresentou sintomas dela.

A média de idade dos casais era de 45 anos. Até o momento da abordagem, nenhum estava vacinado contra o novo coronavírus. Visando a eliminar a influência de vieses comportamentais nos resultados, entre os quais a relutância maior dos homens em usar máscara e manter distanciamento social -- demonstrada por outros estudos na pandemia --, os pesquisadores analisaram a transmissão do coronavírus em mais de mil casais que moraram juntos no período da infecção sem adotar medidas preventivas.

As duplas foram divididas em dois grupos: um em que ambos os cônjuges contraíram a covid e um no qual, apesar de contato próximo com parceiro infectado, uma das pessoas ficou assintomática. Na maioria dos casos, os homens foram os primeiros a ter a doença ou os únicos, em ambos os grupos.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade