Assaí mantém parceria de 17 anos com a AACD e apoia mais condições de empregabilidade para pessoas com deficiência
Geração de oportunidades é uma das prioridades da empresa, que possui mais de 4 mil colaboradores(as) com deficiência em seu quadro
Há 17 anos, o Assaí e a AACD mantêm uma parceria que tem gerado impacto positivo na vida de milhares de pessoas com deficiência. Ao longo desse período, a empresa contribuiu com mais de R$ 16 milhões em doações para a instituição.
O compromisso do Assaí é garantir que pessoas com deficiência tenham oportunidades de empregabilidade, para que possam ser agentes transformadores de suas próprias vidas, atualmente emprega mais de 4 mil colaboradores e colaboradoras com deficiência. Além disso, 100% das vagas da Companhia, que é uma das maiores empregadoras privadas do país, são elegíveis para pessoas com deficiência.
A trajetória do colaborador Thiago Rodrigo de Lima, de 38 anos, da Loja Marginal Tietê, é um exemplo de como essa política de inclusão transforma vidas. Thiago, que possui deficiência física congênita, ingressou no Assaí em 2022 como operador de caixa. Em apenas dois anos, ele foi promovido duas vezes – um reflexo do seu comprometimento e do ambiente inclusivo com oportunidades que encontrou na empresa.
Após seu primeiro ano, Thiago foi promovido para o setor de atendimento, e, graças ao seu desempenho e engajamento, logo avançou novamente, assumindo a função de auxiliar de RH. “Ao longo desses dois anos, não houve capacitismo por ser uma pessoa com deficiência, sou visto como o Thiago, e isso é um dos motivos pelos quais estou no Assaí. Aqui, não sou tratado com diferença. Além disso, o Assaí ajuda muito no meu desenvolvimento, com uma liderança muito ativa e positiva, que valoriza meu trabalho e me dá autonomia”, destaca.
Sua jornada de crescimento na companhia também é sustentada pela Universidade Assaí, um ecossistema de aprendizagem que oferece capacitação técnica e programas de aceleração de carreira para colaboradores(as) das lojas, CDs e escritórios. Thiago é um exemplo de como a cultura de diversidade e inclusão da empresa faz a diferença no dia a dia de seus colaboradores.
Com o apoio da empresa, a AACD ainda promove a reabilitação de pessoas com deficiência física, o que proporciona maior autonomia. Por esse motivo, o Assaí acredita que doar para essa causa não é apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas uma forma de investir no futuro de quem muitas vezes enfrenta barreiras.
"Temos como prioridade promover a inclusão em nosso ambiente de trabalho e é por isso que acreditamos tanto no trabalho da AACD", explica Tamaly Amorim, Gerente de RH no Assaí.
Para a empresa, a diversidade não é apenas uma pauta importante, mas uma prática diária. "No Assaí, aumentar a representatividade dos(as) colaboradores(as) é fundamental para construirmos um público interno ainda mais diverso e que reflita a nossa sociedade, além de prezarmos pela promoção da equidade de oportunidades", complementa Tamaly.
E todo esse trabalho de valorização para todos e todas que vem sendo construído é reconhecido pelo mercado. Em 2023, o Assaí ficou em 1º lugar como a empresa mais inclusiva do setor de varejo e, em 2º lugar em destaque na inclusão de pessoas com deficiências na Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Instituto Ethos.
Além dessa parceria com a AACD, a empresa também realiza outras iniciativas de impacto social. Entre elas, está o Instituto Assaí, responsável pelo investimento social do atacadista, criado em 2022, para promover oportunidades e caminhos de prosperidade para pessoas e comunidades em todo o Brasil, focando em três frentes de atuação: empreendedorismo, esportes e segurança alimentar.
Ao longo dos seus 50 anos, o Assaí demonstra que responsabilidade social e prosperidade caminham juntas, que doar transforma vidas. Por isso, a empresa estará mais uma vez presente na campanha do Teleton, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, com o objetivo de construir uma sociedade que seja cada vez mais justa e inclusiva.