Pacheco se comprometeu a criar CPI da Braskem na próxima semana, diz Renan Calheiros
Colegiado vai investigar responsabilidade da mineradora em decorrência de acidente ambiental
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse nesta 5ª feira (19.out), pelo X, que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a ler o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem na próxima semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Lido o requerimento, o passo seguinte para iniciar os trabalhos é a indicação dos integrantes pelos líderes partidários", complementou o parlamentar alagoano.
O requerimento, de autoria de Calheiros, foi apresentado no plenário do Senado em 14 de setembro. Pelo documento, a CPI terá o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica socioambiental da mineradora em decorrência "do maior acidente ambiental urbano já constatado no país". Por causa da exploração do sal-gema pela empresa, diversos bairros de Maceió sofreram afundamento de solo. Mais de 200 mil pessoas foram prejudicadas.
Quarenta e cinco senadores assinaram o requerimento para criação da CPI. São necessárias 27 assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado. Após o número ser alcançado, ela só é criada com a leitura do documento em plenário pelo presidente da Casa.
O CPI da Braskem terá 11 membros titulares e sete suplentes. O prazo de funcionamento será de 120 dias, e o limite de despesas, de R$ 120 mil.