Relatora da CPMI do 8/1 pede quebra de sigilo telefônico de Valdemar Costa Neto
Segundo Eliziane, político teria participado de tratativas para suscitarem formas de fraudar urnas
A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos de 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), protocolou um requerimento para que sejam quebrados os sigilos telefônico e telemático do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No documento, Eliziane pede que sejam transferidos à CPMI, no prazo de cinco dias úteis, uma série de informações de Valdemar, incluindo mensagens (Gmail) enviadas/recebidas/armazenadas (rascunhos e lixeira) por ele, com seus anexos, em formato originalmente salvo pelo usuário; relação de locais salvos no Google Maps e demais dados armazenados no aplicativo; e informações de pagamento, incluindo dados dos cartões de crédito (operadoras).
Eliziane afirma que "as informações ora requeridas têm por objetivo subsidiar os trabalhos desta CPMI na medida em que faz parte do escopo delimitado no plano de trabalho a investigação de possíveis financiadores e incentivadores das atividades que culminaram com os eventos de 8 de janeiro de 2023, ainda que no período pré-eleitoral".
Ela prossegue: "O Presidente do Partido Liberal teria participado, de maneira pouco republicana, de tratativas com o Senhor Walter Delgatti Neto para suscitarem formas de fraudar as urnas eletrônicas no Brasil, demonstrando que não seriam seguras". A senadora destaca trechos do depoimento dado por Delgatti Neto à CPMI na semana passada.
Confira a íntegra do requerimento: