Instalação da CPI das Pirâmides Financeiras tem data marcada
O deputado federal Aureo Ribeiro deverá ser o presidente do colegiado
Guilherme Resck
A reunião de instalação da CPI das Pirâmides Financeiras, da Câmara dos Deputados, foi marcada para as 14h desta 3ª feira (6.jun). No encontro, serão eleitos o presidente e vice-presidentes do colegiado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar 11 empresas, identificadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que teriam feito operações fraudulentas com uso de criptomoedas. As companhias são acusadas de utilizarem de divulgação de informações falsas sobre projetos e promessa de rentabilidade alta ou garantida para atrair as vítimas e sustentar um esquema de pirâmide.
O prazo inicial da CPI será de 120 dias. Terá 32 titulares e 32 suplentes. Ao SBT News, o autor do requerimento para instalação do colegiado, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), afirmou que a comissão é importante porque "tem regimentalmente a possibilidade de aprofundar uma investigação e contar com apoio da Polícia Federal, do Ministério Público, e ter um grupo selecionado na Câmara trabalhando esse tema".
Aureo deverá ser o presidente. Entre os titulares já confirmados, estão também, por exemplo, Abilio Brunini (PL-MT), Danilo Forte (União-CE) e Márcio Jerry (PCdoB-MA).
Um dos nomes que serão convocados para prestar depoimento na CPI, segundo Aureo, é Glaidson Acácio dos Santos, o "faraó dos bitcoins". Os donos da Braiscompany, da Paraíba, também, além de "todos que tiverem qualquer envolvimento já amplamente divulgado pela mídia com pirâmides financeiras no nosso país".
Também nas palavras do deputado, "a CPI tem um papel, com o apoio de outros órgãos, sim, de tentar descobrir o paradeiro de alguns foragidos da Justiça". "Para que a gente possa ter o depoimento deles e ajudar os órgãos competentes a solucionar esses grandes prolemas".
Veja também: