Publicidade
Congresso

Congresso Nacional faz simulação da posse do presidente eleito, Lula (PT)

Simulação contou com servidores, representando as autoridades que estarão no evento oficial

Imagem da noticia Congresso Nacional faz simulação da posse do presidente eleito, Lula (PT)
Pessoas caminhando no Congresso Nacional (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O Congresso Nacional fez, nesta 3ª feira (27.dez), uma simulação da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O procedimento é um ensaio para a cerimônia que acontece no próximo domingo (1º.jan).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A simulação contou com servidores, representando as autoridades que estarão no evento oficial. Pela programação, o presidente eleito e o vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB), vão ser recebidos na porta principal do Congresso pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em seguida, as autoridades seguirão até o plenário da Câmara para a sessão solene de posse.

Na sequência, haverá a execução do Hino Nacional, o juramento de compromisso dos eleitos com a Constituição, a leitura e assinatura do termo de posse e os pronunciamentos de Lula e Rodrigo Pacheco.

Logo depois, as autoridades vão até a sala de audiências da Presidência do Senado. Na saída, o presidente e vice empossados receberão honrarias militares no ambiente externo do Congresso. Em caso de chuva, no dia da posse, as honrarias militares externas serão transferidas para a parte inferior do Congresso, o Salão Branco, conhecido como chapelaria. Daqui da sede do Legislativo federal, o presidente e vice se dirigem até a última etapa da cerimônia de posse, no Palácio do Planalto.

Na sede do Executivo, Lula e Alckmin vão subir a rampa. Em seguida, o novo presidente fará um pronunciamento à população no parlatório, em frente à praça dos três poderes.

Nesta 3ª feira, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do porte de arma no Distrito Federal, a partir desta 4ª fera (288.dez). A declaração foi dada após uma reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que garantiu forte efetivo policial na posse.

Segundo Dino, "100% das forças policiais do Distrito Federal, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros [serão] mobilizados para garantir segurança não só ao presidente da República, como também às delegações estrangeiras, assim como também as pessoas que participarão". Ainda conforme ele, a equipe de transição tem "toda a tranquilidade de reiterar o convite para que as pessoas participem da posse".

Diferentemente das cerimônias anteriores, após o término do roteiro de posse, Lula deve acenar à população, em dois palcos que estão em fase final de montagem, em frente ao Congresso. No local, shows gratuitos serão promovidos, por mais de 60 artistas. A expectativa de público é de 300 mil pessoas.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade