"Brasil precisa controlar a saúva", diz Arthur Lira sobre cobrança de impostos
Segundo presidente da Câmara, Congresso sempre ficará a favor do que é essencial para o país
SBT News
Em uma sequência de tweets neste domingo (22.mai), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou uma "taxação excessiva de bens e serviços essenciais". O parlamentar chegou a se referir a ela como "saúva", nome dado a várias espécies de uma mesma família de formigas, que são uma das principais pragas para a lavoura no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Ou o Brasil acaba com a taxação excessiva de bens e serviços essenciais ou a excessiva taxação de bens e serviços acaba com o Brasil. O Brasil precisa controlar a saúva, mais uma vez!", escreveu Lira.
Em tweets anteriores, escreveu o que considera essencial para o país e comentou sobre a atuação do Congresso Nacional: "O que é essencial? É essencial que o Estado tenha condições de proteger a população. É essencial que haja essa previsão em lei. O essencial é definir o que é essencial. E o essencial é o Brasil e os brasileiros. O Congresso Nacional, a começar pela Câmara dos Deputados, tenho certeza, sempre ficará - como sempre ficou - a favor do que é essencial para o nosso país. E esta semana isso ficará essencialmente claro".
Lira determinou, para a próxima 3ª feira (24.mai), a instalação de comissão especial para iniciar a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/20, que altera todo o sistema tributário brasileiro. Serão definidos o presidente da comissão e o relator do texto. Entre outros pontos, ele determina a extinção de quase todos os tributos atuais. Ainda na 3ª, os deputados devem analisar, em plenário, o projeto que desonera as tarifas de energia, telecomunicações e transportes. Segundo o autor do texto, deputado Danilo Forte (União-CE), a proposta vai reduzir o preço final das contas de luz e dos valores cobrados pelos combustíveis ao limitar em 17% o ICMS para esses bens. "Automaticamente, você já vai ter uma diminuição do preço final tanto na bomba, quanto na conta de energia", falou o parlamentar.
Veja também: