Lula fala para militantes "incomodarem" deputados e parlamentares reagem
Junio Amaral publicou vídeo no qual ameaça usar arma de fogo contra Lula se petista for a sua casa
SBT News
Parlamentares reagiram pela internet, nos últimos dias, a uma declaração do ex-presidente Lula (PT) que incentiva a militância sindical a ir à casa de deputados para pressioná-los a acatarem reivindicações. A fala foi proferida pelo petista no evento na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, na 2ª feira (4.abr).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Se a gente em vez de tentar alugar um ônibus, gastar uma fortuna para vir a Brasília, que às vezes não resulta em nada. Se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fosse 50 pessoas na casa do deputado. Não é para xingar, não, é para conversar com ele. Conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. É muito, eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer uma manifestação em Brasília. Porque, em Brasília, eu posso te contar porque eu fui deputado e fui dirigente sindical, aquilo causa muito pouco efeito, muito pouco efeito. Sabe? E se a gente quiser causar o efeito, a gente vai ter que mudar o jeito de pressionar", afirmou Lula.
Um dos que reagiram foi o deputado federal Junio Amaral (PL-MG): no Twitter, ele publicou um vídeo no qual dá detalhes sobre seu endereço e ameaça usar arma de fogo contra Lula e "sua turma" se forem. Na publicação também, escreveu: "Estarei pronto para um bela e calorosa recepção. Sejam bem-vindos!". A deputada federal Bia Kicis, por sua vez, disse que estava "protocolando denúncia contra Lula por estimular o crime de assédio contra mulheres e filhos de parlamentares". Além disso, autoriza a mãe a atirar com pistola contra eventuais "vagabundos" que aparecerem na residência.
Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) escreveu no Instagram: "Meu Deus do céu!!! Sequer um pio da grande mídia!!! Nada!!". O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) também disse que protocolaria uma ação contra Lula por causa da declaração. Questionado pelo SBT News sobre a reação de Junio Amaral, o diretório mineiro do PL disse que ele "possui uma conduta exemplar e um comportamento louvável na luta pelos interesses de Minas e do Brasil, bem como sua postura dentro do Partido é notadamente excepcional".
"Reiteramos, que de acordo, com o Art. 53 ? Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos", completa a nota. A assessoria de imprensa de Lula afirmou que não comentará sobre o vídeo. Houve manifestações ainda dos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Luiz Lima (PL-RJ) e Eduardo Cury (PSDB-SP) sobre a fala do petista.
Confira:
Estarei pronto para um bela e calorosa recepção. Sejam bem-vindos! pic.twitter.com/INWegaBPMx
? Junio Amaral (@cabojunioamaral) April 5, 2022
Estou protocolando denúncia contra Lula por estimular o crime de assédio contra mulheres e filhos de parlamentares. pic.twitter.com/7aTGOdgTYM
? Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) April 6, 2022
Como é que é? Quer dizer que em evento com a CUT, o Lula falou para 'mapear a casa dos deputados e incomodar a tranquilidade dos congressistas'? Quer tocar o seu exército vermelho pra cima das nossas famílias?
? Daniel Freitas (@DFDanielFreitas) April 4, 2022
Amanhã mesmo ingressarei com uma ação. Apenas aguarde.
"Lula pede p/ militância pressionar famílias de deputados" FolhaSP
? Eduardo Cury (@Eduardo_Cury) April 6, 2022
Senti na pele anos atrás, minhas filhas c/ 1 e 3 anos, sindicalistas liderados por Lula/Dirceu cercam minha casa pois recusei receber/repassar milhões p empreendimento de sindicato sócio de traficantes
CALHORDA pic.twitter.com/tJ6sJFBAiN
É irresponsável e criminosa a incitação que Lula tem feito ao pedir que os endereços dos deputados sejam mapeados para que se possa ir importuná-los e a seus familiares. Uma vergonha! O meu endereço em Dois Irmãos é público, todos sabem onde eu moro. pic.twitter.com/GwMKIhNnAS
? Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) April 5, 2022
Lula, fantasiado de Evo Morales, em evento apoiado pela CUT, defende "botar pressão" na casa dos deputados. Se o Bolsonaro falasse o que o Lula falou ?seria massacrado, de ditador, autoritário, pra baixo! pic.twitter.com/P8KOkefiVt
? Luiz Lima (@Oficialluizlima) April 5, 2022