Publicidade
Congresso

Comissão do Senado aprova Carlos Baigorri e Artur Coimbra para a Anatel

Primeiro foi indicado para presidir a agência e o segundo, para o conselho; nomes vão ao plenário

Imagem da noticia Comissão do Senado aprova Carlos Baigorri e Artur Coimbra para a Anatel
Carlos Baigorri
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta 3ª feira (5.abr), um novo nome para a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): Carlos Baigorri. Atual conselheiro, ele foi indicado pelo governo para assumir o comando da agência, e foi aprovado por unanimidade em sabatina na comissão.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O nome substituto para o atual cargo de Baigorri também foi aprovado entre os senadores. Artur Coimbra, que é o atual secretário de Telecomunicações, recebeu 18 votos favoráveis e dois contrários. Os dois nomes ainda precisam ser aprovados pelo plenário do Senado.

Na sabatina, Baigorri falou sobre a implementação do 5G no Brasil, destacando o cronograma -- previsto para começar no próximo 30 de junho, e seguir até 2029 -- e os impactos positivos esperados pela tecnologia. E reforçou a atuação da agência para incentivar a concorrência e surgimento de novas empresas da área de internet. Ele também citou o grupo de trabalho criado pela autarquia em parceria com os ministérios da Educação e das Comunicações, o Gape, que será responsável por direcionar os projetos do 5G em escolas. 

"Nós [Gape], a Anatel e o poder público, temos o objetivo de conectar, da melhor forma possível, a maior quantidade de escolas. Cada uma vai ter que ser estudada, porque cada escola é um projeto. Você pode ter uma escola em Brasília, que não tem conectividade, mas se você tiver uma rede de fibra ótica, simplesmente se contrata aquele serviço até a escola. Mas quando estamos falando de uma escola no interior do Pará, no interior do Amazonas, essa disponibilidade de rede pode não existir", disse durante a sabatina.

"Meu maior desafio será atender às expectativas do Estado e da sociedade brasileira quanto à conectividade de qualidade", declarou Baigorri.

Já Artur Coimbra, cotado para o conselho da agência, contou sobre os desafios do 5G e destacou informações sobre políticas públicas que são desenvolvidas pela Anatel, como o programa Wi-Fi Brasil, que fornece internet para escolas e passará por uma expansão. "A gente, agora, já tem orçamento para atender mais cerca de 6 mil escolas. Dessas, praticamente todas são escolas rurais a que a gente leva conexão por satélite. São escolas que, muitas vezes, não têm outra forma de acessar a internet", afirmou.

Quem são

Carlos Manuel Baigorri nasceu nos Estados Unidos em 1984, e foi naturalizado brasileiro em 2009. É economista formado pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado na área pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Também se formou em política e estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG). Está como servidor de carreira na Anatel desde 2009, e atua na área de telecomunicações desde 2006.

Artur Coimbra é bacharel e mestre em direito pela UnB, e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É procurador federal desde 2007, tendo experiências na Anatel, Ministério das Comunicações, Presidência da República, entre outros.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade