Construção de memorial às vítimas da Covid depende de aval do Iphan
Projeto feito por arquitetos do Senado propõe elementos novos no espelho d'água do Congresso
Gabriela Vinhal
A construção de um memorial em homenagem às vítimas da covid-19, requisitada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, depende do encaminhamento da Diretoria-Geral do Senado e, depois, da aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), o projeto é assinado por arquitetos do Senado e prevê elementos arquitetônicos no espelho d'água do Congresso Nacional. Por se tratar de uma área tombada, é necessário o aval do Iphan, mas, nos bastidores, senadores avaliam que o órgão não vetaria esse tipo de homenagem.
Calheiros informou ainda que o material necessário da a obra está armazenado nos depósitos da Casa. Não haveria, portanto, custo para a CPI, apenas mão de obra do Senado.
A CPI ainda irá fazer, em 19 de outubro, uma cerimônia de encerramento dos trabalhos do colegiado e, também, para homenagear os quase 600 mil mortos pela pandemia do coronavírus. A solenidade ocorrerá em um auditório do Senado e terá a presença de parentes das vítimas.