CPI avalia encerrar semana de depoimentos com Queiroga ou Guedes
Nomes dos ministros, no entanto, não têm consenso entre senadores do G7
Gabriela Vinhal
A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia se reúne nesta 2ª feira (4.out) para definir os nomes da última semana de depoimentos do colegiado. Só foram marcadas oitivas para 3ª (5.out) e 4ª feira (6.out). Entre as possibilidades, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No entanto, ambos os nomes dividem o G7 -- grupo formado por senadores de oposição ao Palácio do Planalto. Na avaliação dos parlamentares, pode ser um erro dar novamente espaço a Queiroga. O receito desses parlamentares é de que o médico contribua pouco para as investigações e faça a comissão de palanque político.
Também não há consenso em torno da convocação de Guedes. Alguns senadores acreditam que sua ida destoaria do tema da CPI e serviria de munição a bolsonaristas, que criticam as investigações do colegiado. O ministro da Economia entrou no radar da CPI após médicos que denunciaram a Prevent Senior alegarem que a pasta teria pedido a diretores da empresa para pressionar médicos a receitarem remédios do "kit covid".
A ideia era dar uma falsa esperança aos brasileiros de que existia uma prevenção para a doença, apesar da falta de eficácia desses medicamentos, como ivermectina e cloroquina, para o tratamento do coronavírus e, com isso, desmobilizar a ideia de "lockdown" durante a pandemia.