Publicidade
Congresso

Sem PT, Baleia Rossi lança candidatura ao lado de aliados

Em discurso, candidato à Presidência da Câmara defendeu a vacina e flertou com as demandas da oposição, como fiscalização do governo

Imagem da noticia Sem PT, Baleia Rossi lança candidatura ao lado de aliados
Baleia Rossi discursa no lançamento de sua campanha para a presidência da Câmara.
• Atualizado em
Publicidade
O deputado Baleia Rossi (PSDB-SP) lançou nesta 4ª feira (6 jan) sua candidatura à Presidência da Câmara, com o slogan "Democracia viva". Em discurso, Baleia lamentou o número de mortos em decorrência da Covid-19, defendeu a ciência, o acesso à vacina gratuita e a independência do Legislativo.

As falas do deputado vão na contramão das declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), justamente para se contrapor ao candidato do governo, o líder do PP, Arthur Lira (AL). Baleia oficializa sua candidatura quase um mês depois que o alagoano fez um evento para formalizar a corrida à cadeira, no último 9 de dezembro.

"Se a Câmara for submissa ao Executivo, ela não fiscaliza, não acompanha [as ações do governo]. A Câmara é um espaço de representação", disse Baleia. O deputado já começa a campanha na 6ª feira (8 jan), em uma viagem ao Piauí. O segundo destino será em Santa Catarina, na 2ª feira seguinte.

Sem a presença do PT e do PDT, o evento contou com a participação de líderes dos partidos que compõem o bloco -- ao todo são 11 siglas com 281 parlamentares. Ao lado do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia ressaltou a importância do debate entre políticos da esquerda, do Centro e da direita, como o grupo é formado.

Com 201 deputados, o bloco de Lira é composto, atualmente, por 10 partidos: PL, PP, PSD, PTB, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota, Republicanos e PSC. São necessários 257 votos para vencer a disputa, em um pleito com voto secreto. Ou seja, sem punições por parte dos partidos, parlamentares podem "trair" candidatos. É nisso que apostam aliados de Lira.

VÍDEO - Assista a reportagem do SBT Brasil sobre o caso

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade