"Imaginário - Brinquedo diabólico": Cuidado com o ursinho de pelúcia
Filme de terror estreia nesta semana no Brasil
Diversos bonecos, bonecas, palhaços e outros brinquedos já nos assustaram antes, agora é a vez de um urso de pelúcia entrar em ação. É ele quem toca o terror em "Imaginário - Brinquedo diabólico", que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 14 de março. O SBT News cobriu com exclusividade a estreia em Los Angeles, conversou com o elenco e também relembra um pouco dessa obsessão dos filmes de horror por essas figuras aparentemente inofensivas e fofinhas. Chucky, Annabelle, o ventrículo Billy ("Jogos Mortais"), o palhaço ("Potergeist") , Meghan e agora Chauncey, esse ursinho.
"Eu sinto que a hora do ursinho chegou. Tivemos palhaços, bonecas e mais um monte de bonecas. Acho que a hora de um ursinho de pelúcia e Chauncey é uma adição digna ao cânone dos filmes de brinquedos assombrados e vilões", nos diz o diretor e roteirista de "Imaginário", Jeff Wadlow
O que todos esses personagens têm em comum?
Para Mark Viniello, supervisor de efeitos especiais, "acho que, às vezes, é interessante pegar algo que deveria ser divertido e agradável e dar um toque sinistro a isso. Como se você deveria se sentir atraído e feliz por bichos de pelúcia, mas então você tem algo como Chucky ou Chauncey que não funciona. Talvez eles não sejam tão legais quanto parecem, pode haver mais do que aparentam. Acho que há algo intrigante nisso".
Esses bonecos de terror exploram a dualidade presente em muitos objetos da infância, onde a inocência e a fantasia podem se transformar em pesadelo. Brinquedos que antes representavam alegria e segurança se tornam armadilhas.
Essa foi a primeira impressão que Pyper Braun, atriz de 10 anos, teve de Chauncey.
"O ursinho era realmente muito macio. Ele era muito fofo e seu pelo estava bastante emaranhado já que ele deveria ser velho, tudo naquele urso era muito fofo".
No filme, a personagem dela muda com o pai e irmã para a antiga casa onde a agora madrasta vivia na infância. É ali que encontra no porão o ursinho empoeirado, que se torna um amigo confidente que conversa com a menina. No mesmo local coisas estranhas já aconteceram no passado, mas a gente não quer estragar a surpresa. Mas vamos nos prender a alguns temas ao redor do suspense. Descobrimos que não há apenas um, mas quatro ursinhos.
Mark conta que foram feitos quatro ursos: "Fizemos várias versões do Chauncey, porque ele faz algumas coisas no filme: se mexe, às vezes ele tinha que ficar em outra posição, e nós fizemos ele mudar de rosto, sua expressão muda ao longo do filme. Fizemos caras personalizadas que poderíamos tirar, feliz, com raiva, neutra e triste. Ao longo do filme, se observar com atenção, poderá ver a expressão de Chauncey mudar com base no que está acontecendo"
O ator Dane DiLiegro faz a voz de Chauncey. Além de parecer na forma pequena, o bichinho também cresce durante o filme.
"Eu tinha que descobrir uma maneira de tornar essa coisa fofa em algo aterrorizante. Eu nem sabia que minha fantasia seria tão assustadora e foi realmente inacreditável ver toda a arte e todos os animatrônicos e efeitos especiais que foram usados nesse personagem. Basicamente estou usando arte neste filme, acho que não apareço muito tempo, mas acho que é eficaz", diz o ator.
Pergunto para DeWanda Wise, que faz o papel principal e para o diretor se eles acham que esses amigos imaginários que algumas crianças têm, seria algo mais psicológico ou sobrenatural?
"Eu vou com o sobrenatural", DeWanda Wise
"Provavelmente um pouco dos dois, certo? Porque a linha entre o que é um thriller psicológico e um filme de terror sobrenatural pode ser confusa, e acho que fazemos isso em nosso filme", conclui o diretor.
Jason Blum é também o produtor de "Imaginário". Ele já assinou diversas produções antes, como
Questionei Jason Blum, um dos fundadores da Blumhouse, que já produziu diversos filmes de terror de sucesso("Meghan", "Corra", "Insidious") qual seria o próximo boneco que ele tornaria diabólico.
"Eu não sei o que vem a seguir. Bem, nós temos Megan e estamos fazendo Megan 2. Talvez tenhamos Megan e Chauncey lutando?", brinca ele.