Youtube, Insta, TikTok, Enjoei e Mercado Livre são notificados para removerem conteúdo sobre vapes
Governo identifica 1.822 anúncios que propagam ou comercializam cigarros eletrônicos, que são proibidos no país; prazo para remoção é de 48 horas

SBT News
O governo notificou, na terça-feira (29), as empresas YouTube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre para removerem conteúdos que propaguem ou comercializem cigarros eletrônicos ou outros produtos derivados de tabaco cuja venda é proibida no país.
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A determinação partiu do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), órgão vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e estabelece um prazo de 48 horas para a remoção dos conteúdos.
Para justificar a medida, o CNCP identificou 1.822 páginas ou anúncios ilegais relacionados aos vapes, como são popularmente conhecidos os cigarros eletrônicos.
O Instagram lidera o ranking, com 1.637 anúncios (88,5%), seguido pelo YouTube, com 123 anúncios (6,6%), e pelo Mercado Livre, com 44 anúncios (2,4%).
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O TikTok e o Enjoei também foram notificados, embora apresentem menor volume de ocorrências.
As contas de vendedores e influenciadores irregulares somam, juntas, quase 1,5 milhão de inscritos, que são impactados por essas propagandas.
Procurado, o Google, proprietário do YouTube, informou que não vai se manifestar sobre a decisão. As demais empresas não responderam aos contatos do SBT News. Esta reportagem será atualizada caso haja retorno.