Publicidade
Brasil

WorldSkills reúne em Brasília a maior competição de educação profissional do país

Jovens de todos os estados realizam provas técnicas e socioemocionais; vencedores representarão o Brasil na etapa mundial na China

Publicidade

Chegou a Brasília a maior competição de educação profissional do país e uma das maiores do mundo: a WorldSkills. Jovens são colocados à prova em testes que exigem habilidades técnicas e socioemocionais. Os mais bem colocados vão representar o Brasil na etapa mundial.

+ CNI apoia operações do governo contra mercado ilegal: "Atividades fomentam crime organizado"

Conhecida como a "Olimpíada das Profissões", a competição reúne 370 participantes de todos os estados do Brasil. Eles representam mais de 46 atividades de diferentes áreas. São alunos e recém-formados em cursos técnicos competindo entre si. Para chegar até aqui, os jovens precisaram superar eliminatórias regionais, deixando colegas para trás na disputa por uma vaga.

Entre as bancadas e a corrida para demonstrar habilidades, surgem histórias de quem teve a vida transformada pela formação técnica. A estudante Melissa, do interior de Alagoas, veio a Brasília para mostrar que soube aproveitar as oportunidades oferecidas pelo curso profissionalizante.

+ Fábrica de cigarros é interditada em Pernambuco por produção irregular e suspeita de fraude

As chances de crescimento não param por aí. Os primeiros colocados de cada profissão vão representar o Brasil na China, no próximo ano. A educação profissional tem transformado trajetórias em todo o país. Os números reforçam essa realidade: além do aumento de quase 2,5% na procura por matrículas, o mercado de trabalho tem absorvido cada vez mais esses profissionais.

Felipe Morgado, superintendente de educação profissional e superior do Senai Nacional, destaca a importância da formação:

"A educação profissional é a escolha que o mundo todo está fazendo porque o futuro do trabalho está incerto. O jovem que faz o curso técnico tem acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Só para você ter uma noção: 86% dos estudantes que fizeram o curso no Senai, no ano passado, estão empregados até um ano após a conclusão do curso."

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasília
Educação
trabalho
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade