Vozes que marcam gerações celebram o Dia Nacional do Rádio no The Noite
Eli Corrêa, Cadu Previero, Eliana Chuffi, Vanessa Rabello e Silvio Ribeiro relembram histórias e mostram por que o rádio continua insubstituível

SBT News
O rádio é companheiro de milhões de brasileiros todos os dias. É onde histórias, piadas, informações, músicas e emoções chegam até o público. E para celebrar o Dia Nacional do Rádio, comemorado em 25 de setembro, o The Noite desta quinta-feira recebe nomes que carregam no timbre e no carisma a marca desse veículo que sobrevive a todas as revoluções tecnológicas: Eli Corrêa (Rádio Capital), Cadu Previero (89FM – A Rádio Rock), Eliana Chuffi (Rádio Mix), Vanessa Rabello (Alpha FM) e Silvio Ribeiro (Energia 97). Diguinho Coruja, que também começou sua trajetória no rádio, senta-se ao lado dos companheiros para compartilhar as mais diversas histórias.
Cadu, por exemplo, lembra da vez em que entrevistou o lendário Joey Ramone, vocalista dos Ramones. “Ele queria café brasileiro e tomou dois copos enormes daqueles de requeijão. Nunca tinha visto aquilo. Depois, começamos a entrevista e foi muito legal, uma figura sensacional”, conta o locutor, que já presenciou brigas em shows de punk internacional e foi professor de locução de Diguinho no Senac.
Eli Corrêa, conhecido como o “homem sorriso do rádio”, fala do seu famoso bordão. “No começo, por incrível que pareça, eu acho que falava ‘zente’. Até que comecei a me policiar melhor. Eu me ouvi e aí precisei avisar o pessoal: ‘não é z, é g. Oi, gente’”, brinca.
Dono de uma voz inconfundível, Eli também fala sobre os dias atuais do rádio. “As coisas já mudaram bastante. Embora seja muito forte, o rádio tem que ser integrado a todas as plataformas digitais e acontece que hoje muitas pessoas te conhecem por causa das redes sociais.”
Já Eliana não esconde os perrengues e gargalhadas que acumulou. Do ataque de riso ao vivo até o dia em que teve que dar uma notícia de falecimento sem conseguir segurar a compostura, a locutora também se recorda do tempo em que trabalhava no helicóptero fazendo boletins para seis rádios diferentes do Grupo Bandeirantes: “Era a mesma informação, mas para públicos completamente distintos.”
Vanessa Rabello traz lembranças igualmente divertidas: já confundiu John Travolta com Elton John, e até foi reconhecida apenas pela voz em um posto de gasolina: “Já aconteceram algumas vezes.”
Silvio Ribeiro, por sua vez, nunca imaginou ser locutor de rádio. “A última coisa que eu imaginava fazer na minha vida era ser locutor. Apesar de gostar muito, eu trabalhava em empresa, precisava ajudar em casa e, no começo, todo mundo sabe que rádio é difícil. Comecei no interior. Um dia, estava na Jovem Pan de São Carlos, mandei um piloto para a Energia 97 e me chamaram. Estou lá desde 1996, vou completar 30 anos”, conta.
E como se não bastassem tantas histórias, o palco do The Noite ainda será cenário de uma surpresa inesquecível: Cadu pede a mão da namorada que conheceu por ser fã do “Jornal 89” em casamento durante a atração.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45.