Vídeo: Ambulâncias de Santo Antônio de Posse (SP) são incendiadas por criminosos
Sete veículos ficaram totalmente destruídos e três parcialmente danificados; prejuízo é de pelo menos R$ 3 milhões
Ambulâncias da frota municipal de Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo, foram incendiadas por dois criminosos na madrugada deste domingo (3). Câmeras de segurança flagraram quando os suspeitos chegam ao pátio central, no centro da cidade, em uma motocicleta. (Veja vídeo abaixo).
A dupla entra no estacionamento e joga um líquido inflamável nos veículos, que começam a pegar fogo. Até o momento, os criminosos não foram identificados.
+ Vacina em gotinhas é substituída por versão injetável a partir desta segunda-feira (4)
O prejuízo calculado pela prefeitura do município, que fica na Região Metropolitana de Campinas, é de pelo menos R$ 3 milhões. Segundo a Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde do município, sete veículos ficaram totalmente destruídos e três parcialmente danificados. Um dos carros que estava no local pertencia a um funcionário, enquanto os demais são de propriedade da prefeitura.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas se alastraram rapidamente, atingindo nove veículos que são utilizados para o transporte de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que precisam passar por atendimento médico em outras cidades. Em Santo Antônio de Posse, não há estrutura para atendimentos mais complexos.
O secretário municipal de Saúde, Paulo José Rodrigues, afirmou que muitos pacientes podem deixar de ser atendidos por causa do incêndio. "Eram carros operacionais para atender a população aqui na cidade e levar pacientes para municípios vizinhos. Então, hoje a nossa população também fica prejudicada. É um absurdo", disse.
De acordo com a prefeitura, estão entre os veículos atingidos:
- uma van adaptada para pessoas com mobilidade reduzida;
- uma van de 16 lugares;
- um micro-ônibus de 25 lugares;
- uma van Sprinter;
- um automóvel usado pela Promoção Social;
- um carro particular, de um motorista de ambulância.