USP aparece entre as 150 melhores universidades do mundo
De acordo com levantamento internacional, universidade é a mais bem avaliada da América Latina

Antonio Souza
A Universidade de São Paulo (USP) foi classificada mais uma vez entre as 150 melhores universidades do mundo, segundo o Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU), divulgado na última sexta-feira (14) pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. Este é o terceiro ano consecutivo que a instituição paulista aparece nessa faixa de colocação.
+ Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 da USP; veja como se inscrever
De acordo com o levantamento, a USP figura no bloco entre a 101ª e a 150ª posição, mantendo-se como a universidade mais bem avaliada da América Latina. Outras instituições brasileiras ganharam destaque: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficaram entre as 500 melhores do mundo.
Criada em 1934, a USP é a maior instituição pública de ensino superior do país, com mais de 90 mil alunos matriculados e responsável por cerca de 20% da produção científica nacional. Em 2024, a universidade alcançou o 92º lugar em outro levantamento internacional, entrando no seleto grupo das 100 melhores instituições do planeta.
+ CRPM abre inscrições para concurso com 115 vagas e salários de até R$ 10 mil
No topo da lista, a Universidade de Harvard segue na liderança pelo 23º ano consecutivo, seguida da Universidade de Stanford e Universidade de Massachussets, todas dos Estados Unidos.
O ARWU foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pelo Center for World-Class Universities (CWCU), da Graduate School of Education da Shanghai Jiao Tong University, na China. Desde 2009, a lista passou a ser organizada e divulgada pela Shanghai Ranking Consultancy, responsável oficial pelo ranking.