Urupema, em Santa Catarina, registra menor temperatura de 2024 no Brasil: -7,2ºC
Em vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura, pessoas retiram "lanças" de gelo (estalactites) de árvores
A cidade de Urupema, em Santa Catarina, amanheceu neste domingo (30) registrando -7,2ºC, segundo a prefeitura do município. Trata-se da menor temperatura registrada no Brasil em 2024.
+ Fim de semana será de frio em parte do Brasil; confira previsão
O recorde da Capital Nacional do Frio, título sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, foi registrado, por volta das 6h de hoje, pela estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que monitora as condições do tempo em SC.
Foi observado no município o registro de geada, fenômeno que ocorre quando uma camada de gelo se forma nas superfícies devido à intensa queda de temperatura e alta umidade do ar. Nas imagens divulgadas pelo Executivo local, pessoas retiram "lanças" de gelo (estalactites) de árvores e turistas aproveitam a paisagem congelada.
Recorde de frio
Segundo divulgados pelo Climatempo, o registro ultrapassa a menor temperatura do ano até então, na Comunidade XV, no município de Bom Jardim da Serra, também em Santa Catarina, quando os termômetros marcaram -3,0 ºC, em maio. Urupema, até esta manhã (30 de junho), era a vice-campeã em frio. Tinha registrado -2,8ºC no mês passado.
+ Frente fria chega ao sul do Brasil e leva geada aos estados
Hoje, a marca de Bom Jardim da Serra foi ultrapassada mais de uma vez: outras cidades da região serrana também registraram temperaturas negativas, como São Joaquim (-6,7ºC), Urubici (-5,7ºC), Painel (-4,9ºC) e Bocaina do Sul (-3,26ºC).