SP: Virada Cultural terá esquema especial de transporte e incentivo a doações para o RS
Evento acontece neste fim de semana e contará com 22 palcos espalhados pela cidade; confira programação
Camila Stucaluc
O fim de semana será agitado em São Paulo. Neste sábado (18) e domingo (19) acontece a tradicional Virada Cultural, que reúne dezenas de nomes de música em apresentações gratuitas por toda a capital. Para melhor locomoção, a cidade contará com um esquema especial de transporte público, bem como reforço no policiamento (veja abaixo).
Entre as atrações confirmadas estão artistas como Claudia Leitte, Raça Negra, Joelma, Pablo Vittar, Kevin O'Chris, Maria Rita, L7nnon, Gloria Groove e Leonardo. A expectativa, segundo a prefeitura, é de que 4 milhões de pessoas passem pelas arenas musicais, que contarão com 22 palcos instalados em 12 regiões da cidade.
Operação no transporte público
Trilhos
De sábado para domingo, as linhas da CPTM irão operar ininterruptamente durante a madrugada. Entre 00h e 4h da manhã, as estações estarão fechadas para embarque e apenas os passageiros que chegarem à CPTM por meio de integração com o Metrô poderão embarcar. Os intervalos médios entre os trens serão de 30 minutos.
No Metrô, a operação também será ininterrupta durante a madrugada de sábado para domingo. As estações São Bento e Anhangabaú ficarão abertas para embarque e desembarque e todas as demais estações abertas para desembarque. Na estação Anhangabaú, o embarque será feito pelo acesso Formosa e, na estação São Bento, o público poderá embarcar pelo acesso do Vale.
A operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e, se houver necessidade, haverá aumento na frota.
Linhas intermunicipais
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU que operam nas regiões do Butantã e Heliópolis terão mudanças de itinerário durante a Virada Cultural.
A partir de sábado até a madrugada de segunda-feira (20), as linhas 033, 068, 079, 191, 241, 300, 511 e 841 irão utilizar o Corredor Francisco Morato. Na região de Heliópolis, os serviços 008, 063, 063EX1, 158, 160, 493 e 493DV1 terão desvio de itinerário, no sentido ABC. Agentes da EMTU vão monitorar a operação e orientar os passageiros.
Esquema de segurança
As forças de segurança de São Paulo montaram um megaesquema de segurança para garantir a realização da Virada Cultural de São Paulo durante o fim de semana . A estratégia inclui ferramentas de tecnologia para monitorar as redes sociais e prevenir a prática de crimes previamente combinados.
Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está empenhada em vigiar os fóruns e grupos abertos de discussões nas redes sociais para identificar previamente grupos que possam praticar intolerância racial, religiosa, sexual, entre outras. Policiais à paisana também estarão misturados no meio do público em diversos pontos.
Para o evento, os agentes da Polícia Civil vão reforçar as delegacias de plantão. Além disso, haverá reforço no efetivo da Polícia Militar no entorno dos 22 palcos distribuídos nas 12 regiões da capital paulista onde há previsão de shows.
Drones, câmeras e outras ferramentas de inteligência policial também serão utilizados durante a festa. Da Polícia Militar, serão cerca de 600 policiais dos comandos de Policiamento da Capital (CPC), de Policiamento de Choque (CPChq), do Corpo de Bombeiros (CCB), da Aviação (CAv) e do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Mais de 200 viaturas também serão empenhadas para garantir a segurança do público.
Doações ao RS
Batizada originalmente como "Virada do Pertencimento”, o evento mudou de nome por causa da tragédia no Rio Grande do Sul. A Prefeitura de São Paulo resolveu mudar o nome para “Virada da Solidariedade".
Com o lema “Unidos pela Solidariedade: a Virada Cultural de um só País”, as arenas musicais terão tendas de coleta para doações, que irão receber itens como água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza. A iniciativa visa amparar os moradores afetados pelas enchentes no estado.
Confira as atrações confirmadas em algumas arenas:
Arena Anhangabaú: Léo Santana, Joelma, Julian Marley, Pabllo Vittar, Djonga, Ara Ketu, DENNIS e Matuê. A arena inclui também o Palco São João, que recebe artistas como Cassiane, Àttooxxá e Karol Conká, e atrações na Praça das Artes.
Arena Brasilândia: Rincon Sapiência, Sandra Sá, Edi Rock, Marvilla, L7nnon, Nicoli Francini, Mumuzinho, Hungria, Marquinho Sensação, Sarah Beatriz e as atrações da Viradinha Brincadeiras de Todos os Tempos e Banda Fera Nenem.
Arena Butantã: Lenine, Baile do Simonal e Léo Maia, Vanessa da Mata, Eli Soares, Rastapé, Viradinha com Queen Live Kids, Maria Rita no Palco Butantã, Lia de Itamaracá e Natascha Falcão, Brisa Flow, Victin, Os Garotin e a atração para crianças Território do Brincar.
Arena Campo Limpo: Leonardo, MC Lipi, Elba Ramalho, Marcelo Falcão, Manu Bahtidão, Arlindinho, Catedral, Reinaldinho e Ily, Marcelo & Rayane, além das atrações da Viradinha Trupe Trupé e Território do Brincar.
Arena Capela do Socorro: Michel Teló, Latino, Roberta Miranda, Solange Almeida, Ton Carfi, A Dama, Teto e WIU, Ilê Aiyê, Billy SP, além de duas apresentações do Circo Spacial, integrando a Viradinha.
Arena Cidade Tiradentes: MC Hariel, Psirico, Dexter e Salgadinho, Vou Pro Sereno, MC Cebezinho, Cortejo Afro, Marcados, Maria Cecília & Rodolfo e a atração da Viradinha Funk SPzinho.
Arena Heliópolis: Xanddy Harmonia, Francy, Junior Vianna, MC Daniel, Silvanno Salles, Caio Costta, Maneva, Thalles Roberto, Kawe, além das atrações da Viradinha Bob Zoom e Brincadeira de Todos os Tempos.
Arena Itaquera: É O Tchan, BK’, Major RD, Vulgo FK, Projota, MC Lele JP, Padre Antônio Maria, Quintal da Magia e as atrações da Viradinha Tiquequê e Primaverar.
Arena M’Boi Mirim: Claudia Leitte, MC Davi, Paula Mattos, Kemilly Santos, Israel & Rodolfo, Loubet, Yasmin Santos, Daniela Araújo, Doce Encontro, e as atrações da Viradinha Sainha de Chita e Ocupação Mundo Giras.
Arena Parada Inglesa: Gloria Groove, Fundo de Quintal, Xamã, MC IG, Bruninho & Davi, Luccas Carlos, Shaodree, Marcelo Aguiar, Ivo Meirelles são os artistas confirmados, além das atrações da Viradinha Abrakbça e Brincadeira de Todos os Tempos.
Arena Parelheiros: Kevin O Chris, Raça Negra, Banda Mel, Planta e Raiz, Veigh e Eliezer de Tarsis, além de Duo Badulaque, integrando a Viradinha.
Arena São Miguel: Geraldo Azevedo, MC Paiva, Toni Garrido, Mano Walter, Tarcísio do Acordeon, Maskavo, Marcos & Belluti, Padre Alessandro Campos, Filomena Bagaceira e as atrações da Viradinha Mundo Bita e Território do Brincar.
Os horários dos shows em cada arena podem ser consultados no site oficial da Virada Cultural.