SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h neste fim de semana
Previsão é que o acumulado de chuvas chegue a 250 milímetros nas próximas 24 horas
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de tempestades para este sábado (19) e domingo (20). A medida é motivada pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas de chuva, acompanhadas de raios, rajadas de vento de mais de 60km/h e por possíveis quedas de granizo em pontos isolados.
+ Alerta para tempestades em São Paulo: veja como ficar seguro
Segundo o comunicado, a previsão é que o acumulado de chuvas no final de semana chegue a 250 milímetros (mm) em diversas regiões do estado, com destaque para a Serra da Mantiqueira. Araçatuba, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto também estão em alerta, podendo atingir 200mm.
Confira a previsão para os acumulados de chuva no fim de semana:
- Serra da Mantiqueira: 250 mm
- Araçatuba, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Franca, Barretos, Ribeirão Preto: 200mm
- Região Metropolitana de São Paulo: 95 mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Litoral Norte: 150 mm
“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, disse o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Ele citou ainda outras recomendações durante os temporais, como manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica (geladeiras, fogões e TVs) e evitar tomar banho durante o período de chuva. Em caso de inundação, a orientação é que o morador não tente atravessar os pontos de alagamento devido à força da água.
A previsão de temporais em todo o estado paulista chega apenas uma semana após as chuvas que deixaram cerca de 3,1 milhões de imóveis sem energia. Destes, alguns tiveram o fornecimento de luz retomado apenas sete dias depois.
+ Governo de SP anuncia crédito de até R$ 300 mil para comerciantes atingidos pelo apagão
Em meio ao cenário, o governo estadual montou um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes para acompanhar as fortes chuvas deste fim de semana. Agentes da Defesa Civil foram acionados para fiscalizar o plano de contingência das concessionárias de energia elétricas – entre elas a Enel – para enfrentar situações de emergência.
Cenário para os próximos dias
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas de São Paulo (CGE), as pancadas de chuva devem permanecer nos próximos dias. Na segunda-feira (21), o tempo melhora e o sol retorna entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas no decorrer do dia, mas sem chuva. Já na terça-feira (22), a chuva volta, mas fraca.