SBT News é a marca de jornalismo mais confiável do Brasil pelo 4º ano seguido
Estudo do Instituto Reuters e da Universidade de Oxford comparou maiores veículos de notícia do país e apresenta o nível de confiança do público brasileiro
O SBT News mantém-se pelo quarto ano consecutivo na posição de marca mais confiável de jornalismo no Brasil. É o que aponta o Digital News Report 2024, realizado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, em parceria com a Universidade de Oxford. O Instituto Reuters faz parte da Universidade de Oxford, uma das mais renomadas do mundo, e desenvolve pesquisas sobre o futuro do jornalismo mundial.
Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados confiam nas notícias veiculadas pelo portal que concentra a produção jornalística do SBT, incluindo as reportagens exibidas no SBT Brasil e no Primeiro Impacto. A confiança cresceu um ponto percentual em relação ao levantamento realizado em 2023.
Opinião pública sobre a credibilidade das marcas
Qual confiável é a marca? Apenas os veículos citados na tabela foram considerados na pesquisa. Na escala, 0 era "nada confiável" e 10 "totalmente confiável". A avaliação de credibilidade é subjetiva dos entrevistados, e as notas são o agregado da opinião pública, não uma avaliação objetiva de fatores de credibilidade.
A confiança do público brasileiro nas notícias segue inalterada em relação ao ano passado, em 43%, após sucessivas reduções em 2022 e 2023. Além disso, a proporção de entrevistados que evitam notícias com frequência ou às vezes chegou a 47%, superando os 41% de 2023.
Avaliação geral de credibilidade de notícias (2015-2024)
Ainda assim, o Brasil mantém a liderança em termos de confiança no jornalismo entre os seis países da América Latina pesquisados.
TV como fonte de notícias confiáveis; redes sociais caem
O levantamento também mostra que o consumo de notícias pela televisão se mantém como uma fonte confiável entre 2023 e 2024.
- TV como fonte de notícias passou de 51% para 50% entre os entrevistados;
- O impresso se mantém em 11% desde 2021;
- As plataformas de redes sociais caíram 6 pontos, passando de 57% para 51%;
- E o online (com redes sociais inclusas) passou de 79% para 74%.
O principal dispositivo usado para notícias é o smartphone, com índice de 82%, superando o computador (51%) e o tablet (30%).
Fontes de notícias
WhatsApp e YouTube lideram no consumo de notícias
O alcance semanal de todas as principais fontes de notícias diminuiu nos últimos anos, incluindo as redes sociais. Mesmo com a queda de consumo desse tipo de conteúdo nas plataformas sociais, o relatório do Instituto Reuters também destaca que 41% dos entrevistados compartilham notícias via redes sociais, mensagens ou email.
- O WhatsApp e o YouTube são usados por 38% do público; além disso, 36% usam o Instagram para consumo e compartilhamento de notícias;
- Facebook (29%), TikTok (14%) e X (antigo Twitter) (9%) vêm na sequência da preferência do consumidor.
O relatório ressalta que, mesmo tendo apresentado uma leve queda no consumo (1 ponto percentual), o TikTok segue alcançando os usuários com mais regularidade.
Redes sociais, de mensagens e de vídeo
Uso para notícias e uso geral
Metodologia
A 13º edição do Digital News Report do Reuters Institute consultou mais de 95 mil pessoas, em 47 países nos seis continentes. Este ano, o relatório revela as novidades sobre a forma de consumir notícias online no mundo todo. No Brasil, foram entrevistadas 2.022 pessoas, divididas por idade, gênero e região. O questionário online foi aplicado pela empresa de pesquisa YouGov entre o final de janeiro e o começo de fevereiro deste ano.
SBT News
O SBT News foi lançado em setembro de 2020 como site, concentrando toda a produção de conteúdo jornalístico do SBT. Está presente nas redes sociais – Youtube, Facebook , Instagram, X, Linkedin, Kwai e TikTok.
Em 2023, lançou aplicativo de notícias que está disponível na Applestore e na Playstore.
No Youtube é o principal canal de notícias do Brasil, com mais de 6 milhões de inscritos. Em 2022 e 2023, o canal bateu mais de um bilhão de visualizações.
Conta atualmente com oito títulos em sua programação exclusiva para o digital: Brasil Agora - 06h00 -7h30 - Direto de Brasília, o apresentador Murilo Fagundes e a comentarista Iasmin Costa apresentam as quatro principais notícias para abrir o dia, com a participação ao vivo de autoridades e dos jornalistas do SBT.
Poder Expresso - 17h00 -18h30 - Leonardo Cavalcanti traz com agilidade o que está acontecendo no país e em Brasília, a capital do poder, de onde o jornal é gerado. Conta com a participação diária das regionais São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Porto Alegre.
Perspectivas - terça e quinta - 11h00 - Os jornalistas Kenzo Machida, Nathalia Fruet, Soane Guerreiro e Paola Cuenca fazem entrevistas em profundidade com os protagonistas políticos em Brasília.
Mapa Mundi - sexta - 11h00 - Os correspondentes Patrícia Vasconcellos, Marcelo Torres e Sérgio Utsch analisam os principais fatos do noticiário internacional.
De Malas Prontas - sexta - Renata Cordeiro apresenta o programa com boas dicas de destino no Brasil e no mundo.
Pivotando - quarta - o empresário e investidor anjo João Kepler traz grandes empresários e influenciadores para trazer os erros que viraram grandes acertos em suas trajetórias.
10 perguntas - Murilo Fagundes entrevista semanalmente grandes personalidades da política com um formato dinâmico e inusitado, abordando também temas da vida privada destes personagens.
Em 2023, conteúdo do SBT News passou a fazer parte da grade da TV Aberta. Apresentado por Marcelo Casagrande, o programa traz uma edição dos melhores momentos dos programas exclusivos e atualiza as notícias da madrugada. Ele vai ao ar diariamente e é o primeiro jornal de rede do SBT a ser transmitido ao vivo no canal SBT News no Youtube, aberto para a audiência do mundo inteiro.
Desde março de 2024, a Nordestv, TV do grupo Jangadeiro, afiliado do SBT, passou a transmitir de segunda a sexta os programas “Brasil Agora” e “Poder Expresso” na TV Aberta para o estado do Ceará. Outros programas exclusivos do digital do SBT News em breve também integrarão a grade da Nordestv.