Publicidade
Brasil

São Paulo começa a emitir Carteira de Identidade Nacional; saiba como obter

Atendimento será em nove pontos da Grande São Paulo, com ampliação gradativa nos próximos meses; antigo RG segue válido até 2032

Imagem da noticia São Paulo começa a emitir Carteira de Identidade Nacional; saiba como obter
Publicidade

O estado de São Paulo começou, nesta segunda-feira (29), a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o tradicional Registro Geral (RG). A nova identificação adota um número único padronizado para todo o território nacional, buscando eliminar a duplicidade na identificação do cidadão e reduzir as possibilidades de fraude, com o objetivo de aumentar a segurança do documento.

Atualmente, a emissão da CIN ocorre em um projeto piloto que abrange nove pontos da Grande São Paulo. Seis desses pontos estão localizados nos postos do Poupatempo, enquanto os três restantes estão nas unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daun (IIRGD). O governo paulista planeja expandir gradualmente o serviço nos próximos meses, tornando-o acessível a uma parcela maior da população.

+ Nova carteira de identidade não terá campo referente ao sexo; entenda

Embora todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estejam obrigados a emitir a CIN desde 11 de janeiro, o antigo RG permanece válido até 2032. Portanto, o governo orienta que não há necessidade de uma corrida para renovar o documento, assegurando um período de transição adequado.

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional em São Paulo, é necessário realizar um agendamento gratuito por meio do aplicativo do Poupatempo. Os postos de atendimento estão distribuídos estrategicamente na Lapa, Itaquera, Santo Amaro e Sé, na capital paulista, além de Caieiras e Guarulhos, na região metropolitana. Outras três unidades com o serviço são o Descomplica de São Miguel, um posto em Barueri e o Atende Fácil, em São Caetano do Sul.

A CIN utiliza o CPF como número único, promovendo uma identificação mais eficiente e segura. O novo modelo também apresenta um QR Code, permitindo a verificação de autenticidade e facilitando a identificação de documentos furtados ou extraviados. Além disso, a carteira de identidade possui uma versão digital, disponível no aplicativo Gov.br.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mais de 3 milhões de CINs já foram emitidas em todo o país desde o início da obrigatoriedade.

Como tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em São Paulo:

Agendamento

O Poupatempo atende com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos. Neste momento, o agendamento para a CIN será feito exclusivamente no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR.

Postos que oferecem atendimento

Inicialmente, seis postos do Poupatempo vão oferecer esse atendimento. São eles: Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé, na capital, além de Caieiras e Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo (veja os endereços no portal https://www.poupatempo.sp.gov.br). Outras unidades escolhidas pelo IIRGD são: o Descomplica São Miguel (Rua Dona Ana Flora Pinheiro De Sousa, 76 – Vila Jacuí), posto de Barueri (Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro) e Atende Fácil São Caetano do Sul (Rua Major Carlos Del Prete, 651).

A ampliação para emissão nos demais postos do Poupatempo ocorrerá de forma gradual.

Documentação necessária

Para obter a nova identidade, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples).

Requisitos adicionais

  • Possuir uma conta Gov.br no nível Prata ou Ouro.
  • Ser maior de 16 anos.
  • Estar em situação regular na Receita Federal (dados devem coincidir com os da certidão de nascimento/casamento).
  • Não ter outra solicitação da CIN em andamento.

Custo

A primeira via da CIN é gratuita.

Postos de emissão em São Paulo

Capital: Poupatempo Itaquera, Poupatempo Lapa, Poupatempo Santo Amaro, Poupatempo Sé, Descomplica São Miguel.

Outras cidades: Poupatempo Guarulhos, Poupatempo Caieiras, IIRGD Barueri, Atende Fácil de São Caetano do Sul.

Prazo para substituição do RG

Os cidadãos têm até 28 de fevereiro de 2032 para efetuar a troca do RG pela CIN.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
São Paulo
Governo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade