Santos-Guarujá: leilão do túnel imerso será nesta sexta-feira (05)
Obra promete encurtar em até 45 minutos o tempo de deslocamento entre as duas cidades do litoral paulista; entenda

SBT News
O Governo de São Paulo realiza, nesta sexta-feira (5), o leilão do projeto do Túnel Imerso Santos–Guarujá, na Bolsa de Valores (B3), no centro de São Paulo. A obra é considerada estratégica para a mobilidade na Baixada Santista e promete encurtar em até 45 minutos o tempo de deslocamento entre as duas cidades.
+ PM encontra túnel escavado por baixo de escola em São Paulo
O investimento total estimado é de R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,1 bilhões virão de aportes públicos, divididos entre Estado e União. Além disso, o contrato prevê pagamentos mensais por parte do governo paulista durante 24 anos de concessão.
+ Quartel da Rota em SP guarda túneis subterrâneos desativados com expansão do metrô
O valor exato dependerá do deságio oferecido pelas empresas participantes do certame. O prazo total da concessão será de 30 anos, incluindo a construção, operação e manutenção do túnel.
O que é um túnel imerso?
Diferentemente de túneis escavados em profundidade, como os de metrô, o modelo imerso utiliza módulos de concreto pré-moldados. Essas peças são produzidas em uma doca seca, levadas por flutuação até o ponto de instalação e, em seguida, afundadas e encaixadas no leito do canal. O processo exige precisão para garantir vedação e estabilidade, que é reforçada com camadas de lastro.
Esse tipo de tecnologia já é utilizado em grandes obras na Europa e na Ásia, mas será aplicado pela primeira vez no Brasil.
Impactos esperados
O túnel deve melhorar a conexão entre Santos e Guarujá, cidades separadas pelo canal do porto, onde atualmente a travessia depende de balsas ou de um longo trajeto rodoviário. Além de encurtar o tempo de viagem, a expectativa é que a obra reduza o tráfego na região e aumente a eficiência logística do Porto de Santos, o maior da América Latina.