Saiba qual a importância das travas antissequestro em carros e como usá-las
Polícia Civil capixaba identificou os criminosos que prenderam um idoso no porta-malas de táxi; vítima não resistiu
Com a alta da violência no país, a população começou a buscar por alternativas de segurança. Entre elas estão as travas antissequestro de porta-malas de carros. Na última quinta-feira (11), a Polícia Civil do Espírito Santo identificou os criminosos que prenderam um idoso no porta-malas do próprio táxi em março deste ano.
José Herculano Marques, de 75 anos, teve um infarto devido à temperatura de 50°C no local. De acordo com o perito Carlos Augusto Chamon, as altas temperaturas provocaram confusão mental, convulsão e coma, que levaram à morte do idoso.
O SBT News entrevistou o presidente do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, José Ricardo Bandeira, para entender a importância do equipamento. Bandeira também é especialista em segurança pública e explicou que, como o nome diz, o principal objetivo das travas é evitar sequestros.
“As travas antissequestro são dispositivos de segurança que permitem a abertura do porta-malas por dentro do veículo, em emergências… Geralmente são acionadas por um cabo ou alavanca localizados dentro do porta-malas. Ao puxar o cabo ou pressionar a alavanca, a trava é liberada e o porta-malas pode ser aberto”, explica o especialista.
Segundo José Ricardo Bandeira, mesmo que o porta-malas seja trancado por fora, elas aumentam a segurança e oferecem uma “camada adicional de proteção” para os ocupantes do veículo.
A localização das travas varia de acordo com o modelo do veículo. Os locais mais comuns são:
- Lado interno da tampa do porta-malas;
- Lateral do porta-malas, próximo à lanterna;
- Abaixo do banco traseiro.
No Brasil, as travas antissequestro não são obrigatórias para todos os veículos. No entanto, há uma lei [Nº 12.996, de 18 de junho de 2014] que determina a obrigatoriedade de instalação de travas antissequestro em veículos de transporte escolar, táxis e carros de aluguel.
O equipamento pode ser encontrado na internet ou em lojas automotivas. O valor das travas varia de R$ 80 a R$ 250.