RS: Ibama faz vistoria em petshop onde animais foram encontrados mortos
Bichos na loja da Cobasi em Porto Alegre morreram durante enchente; local fica a 500 metros do lago Guaíba
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fará uma nova vistoria em um petshop de Porto Alegre, após animais serem encontrados mortos durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
A unidade da loja Cobasi, localizada no shopping Praia de Belas, é investigada pela Polícia Civil após a denúncia. O caso partiu de informações de funcionários, que procuraram uma ONG para contar sobre os animais deixados no subsolo, no mesmo período das inundações no estado.
O centro de compras fica a 500 metros do leito do lago Guaíba. A Polícia Civil já tinha feito uma vistoria anterior, com técnicos do Ibama, constatando animais mortos.
Na nova vistoria, os agentes vão verificar o local onde os animais foram deixados e contabilizar a quantidade de bichos na loja, entre aves, roedores e peixes.
Segundo a Cobasi, a loja “teve de ser deixada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais”, disse em nota. O shopping alegou que "ofereceu toda assistência necessária para acesso ao local"
“Foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores que considerávamos ser breve”, completou o documento da Cobasi.
A empresa classificou a tragédia como “sem precedentes” e que fez “tentativas constantes” para acessar o local, mas a situação “não foi possível devido ao nível da água”. A Cobasi lamentou as mortes e disse que “atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo o país, para salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar”.