Publicidade
Brasil

Rio de Janeiro se prepara para onda de calor; saiba como se proteger do calorão

Sistema Alerta Rio projeta recordes de temperatura para segunda (17) e terça (18)

Imagem da noticia Rio de Janeiro se prepara para onda de calor; saiba como se proteger do calorão
A prefeitura orienta a população a aumentar a ingestão de água, utilizar roupas leves e evitar exposição direta ao sol nos horários de pico | Reprodução
Publicidade

A prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) anunciou neste domingo (16) no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), um conjunto de medidas para minimizar os impactos das temperaturas elevadas previstas para os próximos dias. Segundo o Sistema Alerta Rio, segunda (17) e terça-feira (18) podem registrar os dias mais quentes do mês, possivelmente superando os 41,8°C registrados em fevereiro de 2023.

O prefeito Eduardo Paes anunciou que, caso a cidade atinja o nível Calor 4, serão ativados 58 pontos de resfriamento, além da implementação de pausas obrigatórias para hidratação de trabalhadores expostos ao sol e da ampliação da rede de saúde municipal para atender eventuais complicações relacionadas ao calor.

+ Brasil enfrentará terceira onda de calor a partir desta segunda-feira (17)

Além disso, a Prefeitura orienta a população a aumentar a ingestão de água, utilizar roupas leves e evitar exposição direta ao sol nos horários de pico.

"A ciência hoje nos permite entender melhor os efeitos nocivos do calor na saúde das pessoas. Nosso objetivo é garantir que todos possam aproveitar a cidade com segurança, mesmo diante desse aumento nas temperaturas", disse Eduardo Paes.

+ Planeta 1,6ºC mais quente: como isso pode impactar a saúde?

Com o Carnaval de Rua em andamento, a Prefeitura implementou regras para minimizar os efeitos do calor nos blocos. A Riotur e a Secretaria Municipal de Ordem Pública fiscalizam os eventos para garantir a distribuição de água, instalação de sombras artificiais e outras medidas de proteção.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade