Receita Federal doa mais de 5 toneladas de mercadorias apreendidas ao RS
Itens serão transportados pela Força Aérea Brasileira até uma unidade do fisco no estado
Camila Stucaluc
A Receita Federal enviou cerca de 5,5 toneladas de mercadorias apreendidas para o Rio Grande do Sul. Os itens, segundo a entidade, foram entregues em agências dos Correios na última segunda-feira (20), de onde serão transportados junto com a Força Aérea Brasileira até uma unidade do fisco no estado gaúcho.
Entre as doações estão mais de 1.860 mantas para bebês, 14 mil lanternas e 2.240 medidores de pressão arterial. Os itens estavam apreendidos no Porto Seco de Mesquita, que está sob responsabilidade da Delegacia da Receita Federal em Nova Iguaçu.
O envio tem como objetivo auxiliar a população gaúcha, que vem sofrendo com as enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, 467 dos 497 dos municípios do estado foram atingidos, afetando mais de 2,3 milhões de pessoas. Entre aqueles que estão fora de casa, 71,5 mil estão em abrigos e 581 mil, desalojados. O número de mortes chegou a 161.
“Desde o início de maio, a Receita Federal começou uma intensa mobilização logística para levar doações à população gaúcha. Além disso, a Instituição publicou uma série de portarias flexibilizando prazos para pagamentos, permitindo benefícios fiscais, facilitando a gestão de estoques, entre outros pontos”, disse a Receita Federal.
+ Nível da Lagoa dos Patos aumenta e Rio Grande (RS) tem 7 zonas em alerta
Entre as medidas de apoio está a prorrogação do prazo para a entrega do Imposto de Renda, que agora terminará em 31 de agosto, bem como de alguns tributos federais. A Receita também anunciou que irá priorizar os contribuintes no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, pagando mais de 886 mil moradores em uma única parcela.