Brasil

Quase 400 imigrantes estão retidos no aeroporto de Guarulhos

Grupo formado majoritariamente por indianos enfrenta problemas para registrar pedido de refúgio no Brasil; Ministério Público Federal acompanha situação

Imagem da noticia Quase 400 imigrantes estão retidos no aeroporto de Guarulhos
Imigrantes retidos no aeroporto de Guarulhos enquanto aguardam liberação de pedido de refúgio | Divulgação/MPF
• Atualizado em
SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Quase 400 estrangeiros estão retidos na área de imigração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, enquanto aguardam para formalizar o pedido de refúgio no Brasil. A plataforma digital Sisconare, onde as solicitações deveriam ser registradas, tem apresentado falhas, dificultando a liberação de entrada no país.

A situação, constatada pelo Ministério Público Federal (MPF) durante visita ao aeroporto na terça-feira (11), foi classificada como uma “nova crise humanitária”. Segundo o órgão, o grupo formado majoritariamente por indianos chegou a Guarulhos em diferentes voos nos últimos dias e ainda não há confirmação sobre os motivos para a vinda ao país.

“A prioridade é definir as medidas necessárias para que se concluam os pedidos de refúgio o mais rápido possível. Os imigrantes estão sob condições precárias no aeroporto e precisam que as autoridades imigratórias adotem soluções com urgência”, destacou o procurador da República Guilherme Rocha Göpfert.

Uma reunião emergencial para tratar da situação foi convocada pelo MPF para esta quinta-feira (13). Devem participar do encontro representantes do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), da Polícia Federal, da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da concessionária GRU Airport e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Últimas Notícias