Publicidade
Brasil

Projeto inédito monitora animais silvestres para evitar acidentes na rede elétrica no Rio

Câmeras camufladas registram o comportamento dos bichos para reduzir queimaduras e mortes

Imagem da noticia Projeto inédito monitora animais silvestres para evitar acidentes na rede elétrica no Rio
Bichos machucados em rede elétrica passam por tratamento no Rio | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Um projeto inédito no Brasil está sendo implementado para rastrear o comportamento de animais silvestres no Rio de Janeiro, com o objetivo de reduzir acidentes na rede elétrica da cidade. O acesso dos bichos aos fios de alta tensão resulta em queimaduras graves e mortes.

Nos últimos dois anos, 72 animais foram resgatados pelo Instituto Vida Livre no bairro do Jardim Botânico, na zona sul. Destes, 60 não resistiram aos ferimentos.

+ Homem invade escola e toma banho em caixa d'água em São Paulo

O projeto foi lançado pela Light, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Rio de Janeiro. A iniciativa instalou 17 câmeras camufladas no alto de postes localizados em ruas arborizadas, próximas a áreas de mata nos bairros do Jardim Botânico e do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, regiões com maior circulação de animais silvestres nas redes de fios.

O objetivo é flagrar o comportamento desses animais nos fios e entender os motivos que os levam a utilizar a rede elétrica. Com base nessas informações, a empresa pretende desenvolver tecnologias que reduzam o número de óbitos e mutilações das espécies.

As imagens captadas serão analisadas por biólogos e especialistas em fauna. O estudo tem um prazo de um ano e meio para apresentar os primeiros resultados. Para viabilizar a pesquisa, foram investidos cerca de R$ 3 milhões na busca por soluções que garantam a distribuição de energia sem comprometer a vida dos animais.

Publicidade

Assuntos relacionados

Animais
Rio de Janeiro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade